Topo
Esporte

André ganha apoio inédito no Grêmio após pedido do time e gols decisivos

Jeferson Guareze/AGIF
Imagem: Jeferson Guareze/AGIF
do UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

17/08/2019 04h00

André respira novos ares em Porto Alegre. Contestado por grande parte da torcida do Grêmio, o atacante tem recebido apoio inédito na temporada pelos gols decisivos na Libertadores e Copa do Brasil. A resposta das arquibancadas chega como fase final de um processo que interno. A presença do jogador na equipe é um pedido do próprio time.

O fato novo na relação André-Grêmio ocorreu na quarta-feira, diante do Athletico, em jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. Foi do atacante o primeiro gol da vitória por 2 a 0.

Ao ser substituído naquela noite, André foi aplaudido por todo o estádio. Os mais empolgados ficaram de pé para saudar um dos heróis do jogo. A cena significa muito. Na mesma Arena, o ex-jogador de Santos, Corinthians e Atlético-MG foi vaiado várias vezes.

"O André sempre foi um jogador que, mesmo quando a bola não estava entrando, trabalhou muito. A gente conhece o dia a dia dele, sabemos a pessoa que ele é. As críticas, na minha opinião, vieram injustamente. Trabalhando o gol vem. A confiança do treinador foi super importante para ele, o grupo dá suporte. A gente ficou feliz por ele, é um cara que trabalha bastante e está procurando ajudar o time. Ele volta para brigar, roubar a bola. Merece fazer gol em momento decisivo e a gente torce que ele continue fazendo para nos ajudar", disse Léo Moura, um dos defensores da presença de André entre os titulares.

Maicon, Pedro Geromel e outras lideranças do elenco gremista também apoiam a ideia. O pedido do grupo foi feito ainda durante o primeiro semestre, quando a disputa por vaga no ataque era mais acirrada e tinha Felipe Vizeu como outro candidato.

Diego Tardelli, à época, era tratado como opção para função diferente. Nas últimas semanas, se transformou em sombra de André e concorrente ao lugar de centroavante.

"Quem conhece os jogadores é o treinador. O treinador sabe o que pode tirar de um jogador, o que um jogador pode apresentar durante uma partida. Algumas pessoas aqui no Rio Grande do Sul de vez em quando pegam muito pesado com um ou outro jogador. O André vem dando resposta, foi uma grande contratação do Grêmio. Voltou a fazer gols importantes. Jogou muito bem. Isso não quer dizer que o outro jogador do grupo não é bom, não vai nos ajudar. Eu conheço o jogador, vejo no dia a dia e sei o que posso tirar no dia a dia", comentou Renato Gaúcho.

O treinador, aliás, foi um dos avalistas da contratação de André - no início do ano passado. E mesmo após números ruins ao longo de 2018, bancou a permanência do jogador no elenco.

André, agora, soma seis gols na temporada e se aproxima do topo da lista de artilheiros do Grêmio em 2019. Everton, com 11 bolas na rede, lidera a classificação. Pepê, com sete gols, vem logo atrás. Depois, aparecem Luan e agora André. Que tanto respira novos ares no Grêmio que será preservado diante do Palmeiras, hoje (17), em jogo da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X PALMEIRAS

Data e hora: 17/08/2019 (sábado), às 21h (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Auxiliares: Luiz Claudio Regazzone (RJ) e Silbert Sisquim (RJ)
Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

Grêmio: Julio César; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Rômulo, Thaciano, Rafael Galhardo, Luan e Pepê; Diego Tardelli
Técnico: Renato Gaúcho

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Victor Luís; Thiago Santos, Bruno Henrique (Ramires) e Raphael Veiga (Lucas Lima); Dudu, Hyoran (Deyverson) e Borja. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Esporte