Topo
Entretenimento

Água com limão é boa para quê? Conheça os potentes benefícios para saúde

Limão - Ezequiel Ferreira/Getty Images/EyeEm
Limão Imagem: Ezequiel Ferreira/Getty Images/EyeEm

Por BOL, em São Paulo

17/01/2024 16h18

A água com limão surge como uma opção simples e acessível para um estilo de vida mais saudável. Ela é recomendada por suas supostas propriedades que favorecem o bem-estar, como ajuda na digestão, ser fonte de vitamina C, possuir propriedades antibacterianas e até ajudar na perda de peso. Veja abaixo alguns benefícios.

Benefícios da Água com Limão para a Saúde

Melhora da digestão

A ingestão de água com limão pode estimular o sistema gastrointestinal.

O limão contém compostos que ativam a saliva e o suco gástrico, contribuindo para a quebra dos alimentos.

Além disso, a água auxilia na hidratação do trato digestivo, facilitando o trânsito intestinal e prevenindo a constipação.

Fonte de vitamina C

O limão é conhecido por seu alto teor de vitamina C, um poderoso antioxidante que ajuda na prevenção de doenças, fortalecimento do sistema imunológico e na absorção de ferro dos alimentos.

Consumir água com limão pode ser uma maneira refrescante e saborosa de contribuir para a ingestão diária dessa vitamina essencial.

Propriedades antibacterianas

O consumo regular de água com limão pode ajudar a inibir o crescimento de bactérias patogênicas, reduzindo o risco de infecções e melhorando a saúde bucal, graças à sua ação na eliminação de bactérias presentes na boca.

Ajuda na perda de peso

Embora não exista uma solução mágica para a perda de peso, a água com limão pode ser uma aliada nesse processo.

Ela pode promover a sensação de saciedade e acelerar o metabolismo levemente. Isso acontece porque a temperatura da água afeta o gasto energético do corpo e os compostos presentes no limão podem influenciar na metabolização das gorduras.

Receita básica

Preparar água com limão é simples: esprema meio limão em um copo de água morna ou fria.

Para aqueles que desejam algo mais saboroso, é possível adicionar folhas de hortelã, gengibre ralado ou um pouco de mel.

Contudo, deve-se ter cuidado com a quantidade de adoçante para não anular os benefícios da bebida.

Melhores momentos para consumir

Muitos defendem a ideia de que beber água com limão pela manhã, em jejum, potencializa seus benefícios.

Embora isso não seja comprovado cientificamente, a prática pode ajudar a hidratar o corpo após o período de sono e iniciar o dia com um hábito saudável.

Precauções e contraindicações

Apesar dos benefícios, a água com limão não é adequada para todos.

Indivíduos com problemas de acidez estomacal, úlceras ou sensibilidade dentária devem consultar um médico antes de adotar o hábito.

Além disso, é importante não exagerar na quantidade de limão, pois o ácido cítrico presente nele pode causar danos ao esmalte dos dentes.

Também é importante lembrar que a água com limão não deve substituir uma alimentação balanceada e saudável, e que cada pessoa pode reagir de forma diferente aos seus efeitos.

Entretenimento