Topo
Esporte

São Paulo não disputa duas semifinais no mesmo ano desde 2012

19/08/2022 01h34


Com a classificação do São Paulo para as semifinais da Copa do Brasil, a equipe de Rogério Ceni rompeu mais uma marca. O Tricolor carimbou sua vaga para a próxima etapa da competição após eliminar o América-MG em um empate por 2 a 2 no estádio Independência.

Galeria
> ATUAÇÕES: Mesmo com falhas de Reinaldo, Luciano é o homem da classificação do São Paulo

Tabela
> Veja tabela da Copa do Brasil e simule os próximos jogos

Desde 2012, o São Paulo não chegava a duas semifinais em um mesmo ano - excluindo estaduais e competições menores. Ou seja, é a primeira vez em uma década que o Tricolor chega a tal etapa em uma Copa do Brasil e em um continental, no caso, na Copa Sul-Americana.

Na última vez que isso aconteceu, o time foi eliminado em uma e ergueu a taça na outra. No caso, foi derrotado pelo Coritiba na Copa do Brasil, mas se consagrou campeão na Copa Sul-Americana.

Neste ano, o cenário se repete. O São Paulo carimbou sua vaga na semifinal do continental após eliminar o Ceará, em uma disputa de pênaltis na Arena Castelão.

Nesta quinta-feira (18), se classificou após um empate com o América-MG, vindo com um gol de vantagem do confronto de ida - que aconteceu no estádio do Morumbi.

Porém, os desafios agora são outros. Pela Copa Sul-Americana, deve enfrentar o Atlético-GO. O caminho é mais fácil, caso avance, na final enfrenta quem vencer a disputa entre Independiente Del Valle e Melgar - duas equipes mais tecnicamente fracas que o Tricolor.

A dificuldade maior está na Copa do Brasil. Na semifinal, irá enfrentar o Flamengo. Caso elimine o Rubro-Negro, joga com o vencedor do confronto entre Fluminense e Corinthians. Ou seja, está no mesmo patamar que grandes equipes do cenário nacional.

Mesmo assim, a marca já é de grande feito para Rogério Ceni. Desde 2012, o São Paulo não conseguiu vencer nenhuma competição de maior porte - com exceção apenas do Campeonato Paulista de 2021. O clube enfrentou um jejum de oito anos sem títulos, o maior de toda a sua história.

Chegar onde chegou já é um reflexo do treinador e de seu trabalho com o restante da equipe. A Copa do Brasil, portanto, tem um peso especial. Além de se tratar de um título inédito, concede ao time uma premiação milionária. Caso erga a taça, embolsa mais de R$100 milhões ao todo.

Esporte