Topo
Esporte

OPINIÃO

Perrone: Mal planejado, Corinthians deixou diferença estourar no Brasileiro

do UOL

Do UOL, em São Paulo

13/08/2022 22h41

Em poucos dias, o Corinthians viu seu ano se transformar em um pesadelo. Na última terça, foi eliminado da Libertadores pelo Flamengo. Neste sábado (13), foi derrotado pelo Palmeiras por 1 a 0 na Neo Química Arena com um gol contra de Roni. A chance de encerrar a sequência crítica está no duelo de quarta (17) contra o Atlético-GO pela Copa do Brasil, quando precisa reverter a vantagem da equipe goiana, vencedora do duelo de ida das quartas de final por 2 a 0.

Na Live do Corinthians, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Timão, os jornalistas Vitor Guedes e Ricardo Perrone avaliaram os motivos que levaram o Corinthians a enfrentar um período tão caótico. Além das críticas ao trabalho do técnico Vitor Pereira, os comentaristas apontaram alguns erros cometidos pela diretoria ao longo desta temporada.

"Foi falado em reformulação do elenco, mas parece que o Corinthians está sempre reformulando. Está sempre chegando jogador. Entra em mata-mata de Libertadores com jogador que não está adaptado porque está chegando agora. É estranho. Quando isso acontece com frequência, o planejamento não é bem feito", apontou Perrone.

A montagem do elenco desta temporada também foi alvo das queixas de Vitão. "A diretoria montou esse elenco mal montado, caro e envelhecido e tem culpa. Fora isso, o Vitor Pereira pediu o Rafael Ramos, que é horroroso. Não joga absolutamente nada. O Corinthians mandou embora o Mantuan e o Ivan para o Zenit e trocou pelo Yuri Alberto. O Mantuan estreou hoje no clássico contra o CSKA Moscou e fez o gol da vitória por 2 a 1. Parabéns para quem fez essa troca", ironizou.

Perrone, que esteve na Neo Química Arena para acompanhar o dérbi, citou o encontro com Leila Pereira, presidente do Palmeiras, no estádio para falar que o Timão sofreu uma dupla derrota. "Ela disse que Corinthians x Palmeiras era um campeonato à parte. Para o Corinthians, valia muito pelo Brasileiro, que agora deixou a diferença estourar, e valia o campeonato à parte, que acabou perdendo", disse o colunista do UOL.

Antes do dérbi, a diferença do Corinthians, segundo colocado no Brasileirão, para o líder Palmeiras era de seis pontos. Além de desperdiçar a chance de se aproximar do arquirrival e acirrar a briga pela ponta, o Timão corre o risco de ser ultrapassado por Fluminense e Athletico ou Flamengo, que entram em campo no complemento da 22ª rodada.

Vitão citou algumas das decisões questionáveis do técnico corintiano, como poupar jogadores em partidas decisivas. "O Corinthians perdeu a Libertadores quando Vitor Pereira escalou Cantillo como volante e deixou Fábio Santos no banco. No Brasileiro, escalou meio e ataque titulares e poupou a defesa e perdeu por 1 a 0. Acabou o Brasileiro para o Corinthians. Foi mais um jogo em que o time não atuou com sua força máxima, nem contra o Palmeiras, atual líder e seu maior rival", esbravejou o colunista do UOL.

Não entrar com força máxima no dérbi contra o Palmeiras foi um dos maiores erros cometidos por Vitor Pereira até o momento, na opinião de Vitão. "Não tem cabimento o Corinthians não ter jogado com todo mundo hoje., E Vitor Pereira é mentiroso ao dizer que Róger Guedes e Yuri Alberto não podem jogar juntos. Pode ou não pode, já que ele os escalou hoje? O Corinthians teve uma grande jogada de ataque com o Mosquito, que foi substituído. Ele não ganha um clássico, perdeu os três para o Palmeiras e não entendeu o que é um dérbi", finalizou.

Não perca! A próxima edição da Live do Corinthians será na quarta-feira (17), logo após o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil contra o Atlético-GO. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Corinthians no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.

Esporte