Topo
Esporte

Como Willian justifica saída de centroavantes e vira talismã de Luxemburgo

Willian sorri durante entrevista coletiva concedida na Academia de Futebol do Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Willian sorri durante entrevista coletiva concedida na Academia de Futebol do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras
do UOL

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Willian é o talismã de Vanderlei Luxemburgo no Palmeiras e ganhará chance de ser titular hoje (29), diante do Oeste.
  • Luxa conversou com o jogador e perguntou sobre a chance de Willian atuar como centroavante.
  • Diante da resposta positiva, Willian virou alternativa a Luiz Adriano e reforça o estilo de jogo de Luxa de velocidade.
  • Willian anotou dois gols na temporada e é o artilheiro do Palmeiras ao lado de Lucas Lima.

Há 12 titulares no Palmeiras. Além dos 11 conhecidos das duas primeiras rodadas de Campeonato Paulista, o atacante Willian aparece também como um dos favoritos do técnico Vanderlei Luxemburgo. Sem Deyverson e Borja, que já deram adeus ao clube, o "Bigode" virou talismã do comandante e vai ganhar uma chance no time inicial no jogo de hoje (29), às 19h15 (de Brasília), contra o Oeste, no Pacaembu.

Willian exemplifica um dos desejos de Vanderlei neste início de trabalho. Com apenas Luiz Adriano com o perfil de homem de referência, Luxa conversou com o atacante, perguntou sobre a possibilidade de usá-lo também com esse posicionamento mais centralizado e recebeu uma resposta positiva. O camisa 29 permite ao Palmeiras ser mais veloz e impor uma das estratégias mais trabalhadas pelo treinador, especialmente em transição.

Desde os treinamentos para a Florida Cup, Luxa exige um Palmeiras rápido e com a marcação alta. Neste quesito, Willian correndo pela faixa central aumentaria tanto a velocidade com a bola e a pegada para a recuperação rápida quando defendendo. Contra o Oeste, nesta quarta-feira, o veterano vai começar jogando na vaga de Luiz Adriano.

"Tive essa conversa com o Vanderlei [sobre atuar centralizado] e me sinto à vontade. Obvio que não sou um centroavante de origem como o Luiz Adriano, que tem essa característica de ter a facilidade para proteger com o corpo e ser um cara inteligente para joga. Quando ele [Luxemburgo] achar ser importante, estou preparado para dar bons resultados ao Palmeiras", declarou.

A versatilidade de Willian foi fundamental para Luxemburgo se tranquilizar com as saídas de três centroavantes do elenco. Alternativas diretas a Luiz Adriano, Borja, Deyverson e Henrique Dourado acabaram deixando o elenco. Nenhum substituto foi contratado. A ideia é que o "Bigode" assuma essa condição de primeira alternativa, com a possibilidade de adaptação mais fácil ao estilo do treinador.

Vanderlei Luxemburgo e Willian em treino do Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Willian tem recebido elogios de Vanderlei Luxemburgo no Palmeiras
Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

"Quero viver o momento, estou me preparando mais, aproveitando a estrutura que temos aqui no Palmeiras para me prevenir e criar uma longevidade na carreira. Posso me cuidar mais e este início de temporada tem sido especial. Quero focar no Paulistão para ter certeza que este ano está sendo bem positivo. Em 2020, será especial para mim e Palmeiras", disse.

Willian, diga-se, já começou o ano balançando as redes. Com dois gols, ele divide a artilharia palmeirense na temporada com Lucas Lima, titular desde os Estados Unidos.

O duelo desta quarta, mais do que ratificar as ideias de Luxa, pode alçar Willian a um posto de titular inquestionável. Pela característica, ele também pode aparecer ao lado de Dudu e Luiz Adriano. Luxemburgo, que tem elogiado o jogador, comemora.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x OESTE

Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 29 de janeiro de 2020 (quarta-feira)
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Edina Alves Batista (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Daniel Paulo Ziolli (ambos de SP)
Transmissão: Premiere

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Victor Luis; Zé Rafael e Ramires; Gustavo Scarpa, Lucas Lima e Gabriel Verón; Willian.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

OESTE: Caíque França; Éder Sciola, Sidimar, Bruno Bispo e Rael; Mantuan, Matheus Jussa e Mazinho; Roberto, João Paulo e Marlon.
Técnico: Renan Freitas.

Esporte