Topo
Esporte

Corinthians se fecha por novo 'jogo da vida' em meio a protesto e má fase

do UOL

Do UOL, em São Paulo

14/08/2022 04h00

A eliminação na Libertadores e a derrota no clássico de ontem (13) tornaram a semana do Corinthians a pior possível. O mau momento faz o elenco se fechar na tentativa de abafar o barulho externo e concentrar esforços na quarta-feira (17), um último "jogo da vida", como o torcedor canta e o goleiro Cássio reforça.

A derrota no clássico mudou o clima na arquibancada e nos bastidores da Neo Química Arena. A noite que começou com queima de fogos, festa e show de luzes terminou com protesto de torcedores, alguma tensão e a maioria esmagadora do elenco deixando o estádio sem falar.

"Vamos fechar cada vez mais o grupo, não procurar as coisas que vêm de fora, porque às vezes a crítica acaba derrubando alguns jogadores", admite Renato Augusto. "É apoiar estes jogadores que às vezes estão passando por um momento difícil, nos unir cada vez mais. Só assim para poder classificar na quarta", entende o meio-campista, referindo-se ao jogo de volta contra o Atlético-GO

Apenas Renato e Cássio aceitaram dar entrevista sobre a derrota no clássico, pois o restante do elenco pegou um atalho para evitar as câmeras. É uma espécie de padrão no Corinthians após derrotas duras: só os veteranos falam — e às vezes nem eles, como foi em Goiânia contra o Atlético-GO. O clube diz que não é uma orientação, que os próprios atletas decidem se querem ou não falar.

Do lado de fora da Arena, a noite de ontem foi barulhenta. Cerca de 100 torcedores se reuniram na saída do estacionamento para gritar que "quarta-feira virou obrigação" e outras palavras de ordem. Durante os 90 minutos houve apoio; depois, cobranças. Um retrato bem diferente da imagem deixada na terça-feira (9), quando quem foi ao Maracanã cantou mesmo depois da eliminação para o Flamengo. Uma das faces desta pressão é criminosa: as ameaças que a família de Fagner relatam ter recebido nas redes sociais depois do jogo.

A semana de derrotas derrubou o Corinthians da Libertadores e aumentou a desvantagem para o líder e rival Palmeiras na disputa pelo título brasileiro — agora, são nove pontos longe. Resta uma última decisão, justamente contra o Atlético-GO na quarta-feira. Para seguir vivo na Copa do Brasil, o Alvinegro precisa reverter a desvantagem de dois gols que tomou na partida de ida.

É o jogo do ano para gente. É o jogo da nossa vida. Temos que fazer uma grande partida e buscar a classificação. Tem que ser isso, e precisamos da torcida. Sei que a torcida saiu chateada hoje, mas eles são muito importantes para a gente."
Cássio, sobre a decisão que resta ao Corinthians na temporada

Esporte