Topo
Esporte

Autoconhecimento e confiança são essenciais na busca por resultados em atividades físicas

10/08/2022 15h19


O avanço da ciência nos esportes de alto rendimento equilibrou o nível físico e técnico entre os melhores atletas de cada modalidade, evidenciando, cada vez mais, que o preparo psicológico é o fiel da balança nas competições.

E não é apenas entre os profissionais que o fator mental dita o sucesso ou insucesso da performance. Pessoas comuns, que buscam apenas ganhar massa magra ou perder aquela gordura extra, também necessitam ter o psicológico em dia para alcançar resultados.

Madú Avila, psicóloga formada pela Universidade de Mogi das Cruzes, pós-graduada em Arteterapia pelo Instituto de Pedagogia Brasileiro e pós-graduando em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Albert Einstein, destacou como o autoconhecimento pode ser a chave para atingir os objetivos.

"Conhecer seu corpo e suas emoções pode ser a combinação perfeita para gerar autoconfiança em um momento de mais tensão, como por exemplo em uma competição ou uma atividade física em busca de um resultado físico", explica a psicóloga.

"Por isso, é importante buscar autoconhecimento, que, ligado à autoconfiança, pode eliminar desconfortos e produzir um ambiente facilitador", completa Madú Avila.

Outro ponto salientado pela psicóloga é a importância de se listar metas a serem atingidas, já que ver o horizonte gera motivação.

"Trabalhar com metas curtas e claras podem ajudar também na redução de peso ao longo de uma rotina de caminhada ou até mesmo para tornear o corpo através daquele treino com mais carga", sugere.

"O fato de não render o esperado pode estar vinculado a um ajuste de expectativas, que também pode ser feito através de terapia. A auto avaliação e o reajuste das expectativas, de acordo com o nível de autoconhecimento e autoconfiança, são, sem dúvidas, as formas mais eficazes e saudáveis de atingir aquele objetivo tão esperado."

Esporte