Topo
Esporte

Campeão inesperado no Sul pressiona Inter e Grêmio em meio a Libertadores

Jogadores do Caxias levantam a taça de Campeão na cerimônia de premiação, após vitoria contra o Grêmio - Pedro H. Tesch/AGIF
Jogadores do Caxias levantam a taça de Campeão na cerimônia de premiação, após vitoria contra o Grêmio Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF
do UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

23/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • O título do Caxias no primeiro turno do Gauchão pressiona Inter e Grêmio.
  • Para disputar a final, colorados e gremistas lutarão pela conquista do segundo tuno da competição.
  • Enquanto isso, a Libertadores aparece no calendário e ambos pode estar no mesmo grupo da competição continental.
  • Além disso, o returno do Gaúcho coloca os times de grupos diferentes frente a frente e há mais um Gre-Nal marcado.

O Caxias surpreendeu o Grêmio e foi campeão do primeiro turno do Campeonato Gaúcho. No sábado, o placar de 1 a 0 colocou o time da serra na final absoluta do torneio. Agora, Inter e Grêmio estão pressionados para conquistar o returno e poder seguir em busca do título estadual. E isso tudo com uma Libertadores para ser disputada no meio do caminho.

O Tricolor vê a competição continental começar no início de março. O objetivo claro do clube, tratado publicamente pela direção, era vencer a taça Coronel Ewaldo Poeta para aliviar calendário e usar reservas no segundo turno. Não será possível.

Já o Colorado precisa bater o Tolima (COL) na próxima quarta-feira, em jogo de volta da última eliminatória da fase preliminar da Libertadores. Desta forma, entrará no Grupo E, exatamente o mesmo do Grêmio. Derrotado pelo Tricolor na semifinal, o Colorado também se vê pressionado e com muitos compromissos pela frente.

Caso o Colorado passe pela aqui chamada pré-Libertadores, terá dois confrontos com o Grêmio pela competição continental, e um pelo returno do Gauchão, que é quando as equipes do Grupo A enfrentam as do Grupo B.

"Este foi um dos temas que tive com o grupo de jogadores. Falei que era importante a vitória hoje (sábado), conquistar o primeiro turno, porque o segundo é complicado. A Libertadores está no meio, mas agora só tem uma vaga. Ficou ainda mais complicado. O Grêmio é grande, disputa todas as competições para ganhar e temos que buscar o título do segundo turno. Poderíamos ter encurtado o caminho, mas não conseguimos ganhar. Perdemos uma batalha, não a guerra. Temos o segundo turno, com a Libertadores, e temos que correr atrás do prejuízo", disse o técnico Renato Gaúcho.

O segundo turno do Gauchão começa no próximo final de semana. Caso o Caxias erga a taça novamente, conquista o título sem a final absoluta. A equipe abre a disputa contra o Inter, no sábado. O Grêmio jogará contra o Juventude.

Esporte