Topo
Esporte

Erro do VAR faz Edu viver o maior jejum de gols com a camisa do Cruzeiro

Logo após marcar o gol no Ituano, Edu se queixou da marcação do impedimento -  Mauro Horita/Cruzeiro
Logo após marcar o gol no Ituano, Edu se queixou da marcação do impedimento Imagem: Mauro Horita/Cruzeiro
do UOL

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

09/07/2022 04h00

Artilheiro do Cruzeiro na temporada 2022, com 16 gols anotados em 28 partidas, o atacante Edu vive o maior jejum de gols desde que chegou à Toca da Raposa, no começo do ano. O atacante cruzeirense marcou pela última vez na terça-feira (5) passada, no empate com o Ituano, em jogo atrasado da 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Mas como o gol foi mal anulado após erro do VAR, o goleador cruzeirense completou quatro partidas sem gols.

O lance foi anulado também no campo, mas o erro mais grave foi dos responsáveis pelo árbitro de vídeo, que erraram a linha do impedimento, ignorando um defensor que dava condições para o cruzeirense. A jogada aconteceu ainda no primeiro tempo, quando a partida estava empatada em 0 a 0. O erro da arbitragem custou caro para o Cruzeiro, que apenas empatou uma partida em que fez dois gols legais.

Linha do VAR causou polêmica em Ituano x Cruzeiro, jogo da Série B do Campeonato Brasileiro - Reprodução/Premiere - Reprodução/Premiere
Linha do VAR causou polêmica em Ituano x Cruzeiro, jogo da Série B do Campeonato Brasileiro
Imagem: Reprodução/Premiere

Entre todas as reclamações, a mais pesada foi de Edu, como não podia ser diferente. Artilheiro da Série B do ano passado, quando marcou 17 gols pelo Brusque, o agora cruzeirense briga mais uma vez para ser o goleador da competição. Neste momento, são três gols de diferença para Lucca, da Ponte Preta, que lidera a disputa com oito tentos marcados.

"No meu ponto de vista, é inadmissível uma pessoa errar de frente para um computador com todo o tempo do mundo. É bem complicado vir, se doar, se entregar e ver um gol ser mal anulado com toda essa tecnologia que a CBF dispõe nos jogos", reclamou o camisa 99 da Raposa.

Os responsáveis pelo VAR no jogo entre Ituano e Cruzeiro foram afastados. "A Comissão de Arbitragem informa que os árbitros assistentes de vídeo e o Gerente de Qualidade envolvidos na partida entre Ituano e Cruzeiro serão encaminhados ao Programa de Assistência ao Desempenho da Arbitragem (PADA)", comunicou a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Com o erro, o gol sobre a Ponte Preta, no triunfo por 2 a 0, em 16 e junho, foi o último de Edu. Desde então o Cruzeiro enfrentou o Fluminense, pela Copa do Brasil, o Sport, o Vila Nova e o Ituano. Neste sábado, a Raposa visita o Guarani, que tem a segunda pior campanha da Série B. Edu estará mais uma vez no comando do ataque celeste, para tentar acabar com um jejum que não é responsabilidade dele.

FICHA TÉCNICA

GUARANI X CRUZEIRO

Motivo: 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP)
Data e horário: 9 de julho de 2022, às 11h (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (FIFA/RJ)

Guarani: Kozlinski, Lucas Ramon, João Victor, Derlan e Mateus Ludke; Leandro Vilela, Silas e Eduardo Person; Giovanni Augusto, Lucas Venuto (Vitinho) e Lucão do Break. Técnico: Mozart Santos.

Cruzeiro: Rafael Cabral, Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Rafael Santos, Willian Oliveira, Neto Moura e Geovane Jesus; Daniel Júnior, Rodolfo (Leonardo Pais) e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano.

Esporte