PUBLICIDADE
Topo

Como Palmeiras enxugou elenco e alcançou equilíbrio no 6º ano com a Crefisa

Felipe Melo e Ramires comemoram com Luiz Adriano um dos gols do Palmeiras sobre o Guaraní - Bruno Ulivieri/AGIF
Felipe Melo e Ramires comemoram com Luiz Adriano um dos gols do Palmeiras sobre o Guaraní Imagem: Bruno Ulivieri/AGIF
do UOL

Do UOL, em São Paulo

25/03/2020 18h32

O Palmeiras mostrou força no Mercado da Bola a partir da temporada 2015, marcada pelo início da parceria com a Crefisa. Cinco anos depois, o clube mudou a postura na contratação de jogadores e conseguiu enxugar o elenco.

Depois da chegada do diretor Anderson Barros, que comanda o departamento de futebol no lugar de Alexandre Mattos, o Palmeiras alcançou a marca de 30 atletas no elenco profissional. No fim da temporada passada, 32 jogadores faziam parte da lista.

Dez atletas deixaram o clube: os atacantes Borja e Deyverson foram emprestados para Junior Barranquilla-COL e Getafe-ESP, respectivamente. O mesmo aconteceu com o zagueiro Antônio Carlos, que acertou com o Orlando City-EUA. Já o meia Carlos Eduardo assinou contrato de empréstimo com o Athletico-PR. Hyoran, com o Atlético-MG.

O goleiro Fernando Prass não teve seu contrato renovado e seguiu para o Ceará. O empréstimo do atacante Henrique Dourado chegou o fim, enquanto o zagueiro Edu Dracena encerrou a carreira. O volante Thiago Santos, por sua vez, foi vendido para o FC Dallas, dos Estados Unidos. Por fim, o volante Matheus Fernandes deixou o clube rumo ao Barcelona, numa transação milionária.

O Palmeiras contratou apenas dois reforços para a temporada, o atacante Rony e o lateral-esquerdo Matías Viña, numa postura distinta em relação às últimas temporadas.

Outros seis jogadores foram alçados da base ao futebol profissional: o lateral-esquerdo Lucas Esteves, os volantes Patrick de Paula e Gabriel Menino, o meia Alan, além dos atacantes Luan Silva e Wesley.

O time do técnico Vanderlei Luxemburgo tem 100% de aproveitamento na Libertadores. Os palmeirenses venceram o Tigre por 2 a 0 na Argentina e o Guaraní, do Paraguai, por 3 a 1 no Allianz Parque.

No Paulistão, a equipe é a segunda colocada do Grupo B, com 19 pontos, mesmo número do líder Santo André, que fica à frente por ter mais vitórias. A duas rodadas do fim da primeira fase, o Palmeira precisa de três pontos para garantir vaga nas quartas de final.

Confira os 30 nomes do elenco do Palmeiras

Goleiros: Weverton, Jailson e Vinicius
Laterais-direitos: Marcos Rocha e Mayke
Zagueiros: Felipe Melo, Gustavo Gómez, Luan, Vitor Hugo e Emerson Santos
Laterais-esquerdos: Viña, Victor Luis, Diogo Barbosa e Lucas Esteves
Volantes: Bruno Henrique, Patrick de Paula, Ramires e Gabriel Menino
Meio-campistas: Lucas Lima, Raphael Veiga, Gustavo Scarpa, Zé Rafael e Alan
Atacantes: Dudu, Willian, Luiz Adriano, Gabriel Veron, Rony, Luan Silva e Wesley

Esporte