Topo

Valentim celebra retorno e diz que evitar queda é 1ª meta do Botafogo

Alberto Valentim é apresentado pelo Botafogo e incia sua segunda passagem pelo clube - Vitor Silva/Botafogo
Alberto Valentim é apresentado pelo Botafogo e incia sua segunda passagem pelo clube Imagem: Vitor Silva/Botafogo
do UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/10/2019 15h43

Resumo da notícia

  • Alberto Valentim é apresentado e inicia segunda passagem pelo Botafogo
  • Treinador disse estar motivado em seu retorno ao clube
  • Conhecer o elenco foi fundamental para acertar com o clube
  • Estreia contra o Vasco nesta quarta-feira, em São Januário
  • Para ele, objetivo do Botafogo é se manter na primeira divisão

De volta ao Botafogo, Alberto Valentim foi apresentado pelo clube nesta segunda-feira, no Nilton Santos. Em suas primeiras palavras, o novo comandante deixou clara sua satisfação em voltar ao clube, onde foi campeão carioca em 2018. Medalha no peito, no entanto, não será o primeiro objetivo do treinador. Não em um primeiro momento, pelo menos.

Segundo Valentim, o Botafogo deve pensar primeiramente em se manter na elite do futebol brasileiro. Segundo ele, a meta é perfeitamente alcançável e diz que o grupo precisa resgatar o futebol apresentado sob o comando de Eduardo Barroca antes da parada para a Copa América. O treinador terá uma série de desafios em General Severiano.

"Desde que acertei minha volta, isso será um papo com os jogadores de que precisamos repetir coisas muito boas que foram feitas nesse campeonato com o Barroca. Aquela sequência positiva, um aproveitamento muito melhor do que estamos agora. E o primeiro passo sem dúvida para tirar qualquer tipo de risco é chegar a uns 44, 45 pontos, o que fará com que o Botafogo permaneça na Série A. Eu vivo muito o presente. Se tratando de primeiro objetivo, apesar de termos condição de sonhar e disputar outros, é fazer com que o Botafogo permaneça sem risco algum na Série A", disse Valentim.

Motivado em seu retorno, Valentim não esconde a felicidade de treinar o Botafogo novamente. Ele lembrou que conhece grande parte do elenco e que isso facilitará na implementação do seu estilo de jogo.

"Primeiro por ter sido feliz aqui, por ter sido campeão aqui, por grande parte do elenco continuar aqui, grande parte das pessoas que estavam aqui ano passado continuam, e saber que a gente pode fazer um campeonato muito melhor do que o Botafogo está fazendo até agora. Faço agora parte diretamente desse elenco e dessa responsabilidade de colocar o Botafogo em uma posição melhor. A diretoria está fazendo todo o possível para regularizar salários. E foram esses os motivos que me fizeram voltar. Estou doido para começar a trabalhar", afirmou o treinador do Botafogo.

"Vai acelerar o processo, porque eu já os conheço, conheço boa parte do elenco, muitos já me conhecem, conhecem o trabalho, então isso vai acelerar. Eu me lembro quando vim a primeira vez, tivemos oito ou nove sessões de treinos, e foi importante para termos uma base boa, construir uma identidade, temos de repetir isso. Eu exijo muito isso, que tenha uma identidade, que tenha uma cara nossa. Então o fato de já ter trabalhado com uma grande parte do grupo vai favorecer muito, especialmente para essa primeira partida, segunda partida, porque teremos pouco tempo para treinar", completou Alberto Valentim.

Após a derrota para o Palmeiras, o Botafogo volta a campo nesta quarta-feira, quando visitará o Vasco em São Januário. Alberto Valentim, portanto, fará sua estreia pelo Alvinegro justamente contra um dos seus ex-times. O Glorioso soma 30 pontos e vê um duelo direto com o Cruzmaltino, com um ponto a mais.

Esporte