Topo
Entretenimento

Filme "Batman" de 2022 não foi plagiado, decide juiz dos EUA

27/03/2024 20h37

Por Jonathan Stempel

NOVA YORK (Reuters) - A Warner Bros Entertainment não roubou o enredo do blockbuster “Batman”, lançado em 2022, de um roteirista que criou uma história sobre o herói três décadas antes, decidiu um juiz federal de Manhattan nesta quarta-feira.

O juiz Paul Engelmayer também afirmou que o roteirista Christopher Wozniak violou os direitos autorais da DC Comics, que o empregou como artista freelancer em 1990, quando ele escreveu “The Ultimate Riddle”, depois rebatizado de “The Blind Man’s Hat”.

“Nós respeitosamente discordamos da decisão do tribunal e estamos considerando nossos próximos passos”, disse o advogado de Wozniak, Terry Parker, em um e-mail.

Wozniak alegou que ficou “chocado” ao descobrir que “Batman” era quase uma cópia de “The Ultimate Riddle”, com o Charada aterrorizando uma Gotham tomada pelo crime e controlada por um corrupto cartel de bancos.

Mas em uma decisão de 54 páginas, Engelmayer disse que Wozniak intencionalmente e sem consentimento retirou material dos trabalhos da DC Comics para criar sua história, que “explora livremente -- e, na verdade, está repleta de” personagens e elementos de enredo do Batman.

“O uso da história do personagem Batman e dos elementos protegidos ao seu redor é um ato de clara e flagrante violação de direitos autorais”, escreveu o juiz.

Engelmayer também afirmou que semelhanças chave entre os trabalhos -- serial killers solitários empenhados em destruir a sociedade, vilões que provocam seus perseguidores com “pistas e charadas” e momentos de “clareza ou epifania” que levam os vilões ao crime -- são comuns demais para fundamentar a alegação de direitos autorais de Wozniak.

O juiz citou inclusive no rodapé filmes como “Star Wars: Episódio III -- A Vingança dos Sith”, no qual Anakin Skywalker sucumbe ao lado sombrio da Força e se transforma no Darth Vader.

Engelmayer também rejeitou a reivindicação “totalmente especulativa” de Wozniak sobre como a Warner Bros poderia ter obtido acesso à sua história.

Um advogado da Warner Bros e da DC Comics não tinha comentários em um primeiro momento.

Wozniak processou a Warner Bros em outubro de 2022. A DC Comics, que tem milhares de direitos autorais de trabalhos sobre o Batman desde 1941, processou Wozniak dois meses depois.

“Batman” teve Robert Pattinson como Batman, Zoe Kravitz como a Mulher-Gato e Paul Dano como o Charada. O filme arrecadou mais de 772 milhões globalmente, segundo o site Box Office Mojo.

(Reportagem de Jonathan Stempel em Nova York)

Entretenimento