Topo
Esporte

Quem é o alemão que pode eliminar o Tottenham e jogar no Liverpool

Timo Werner em partida do RB Leipzig contra o Bayern de Munique pelo Campeonato Alemão - Andreas Gebert/Reuters
Timo Werner em partida do RB Leipzig contra o Bayern de Munique pelo Campeonato Alemão Imagem: Andreas Gebert/Reuters
do UOL

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo

19/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Timo Werner é o grande destaque dos alemães do RB Leipzig
  • Hoje (19), a equipe enfrenta o Tottenham pela Liga dos Campeões
  • Mas outro time da Inglaterra está de olho no centroavante de 23 anos
  • Segundo jornais ingleses, o Liverpool quer comprar Werner na próxima janela

A Inglaterra está de olho em Timo Werner, atacante de 23 anos que defende o RB Leipzig. Primeiro, o Tottenham se preocupa com a média de gols do jogador alemão para o confronto de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, marcado para as 17h (de Brasília) de hoje. Depois, o Liverpool se arma para tentar contratar o artilheiro e deixar ainda mais forte seu setor ofensivo que já conta com os astros Mohamed Salah, Sadio Mané e Roberto Firmino.

O interesse do atual campeão da Champions e líder do Campeonato Inglês começou a se espalhar na semana passada. Jornais britânicos e alemães tratam Werner como a prioridade de Jürgen Klopp para o mercado de transferências do verão europeu, que abre em julho, enquanto o RB Leipzig se movimenta para evitar que as especulações possam afetar o desempenho de seu principal jogador. O negócio é estimado entre 50 milhões e 55 milhões de euros (entre R$ 234,8 milhões e R$ 258,3 milhões).

Diante das notícias sobre a possível investida do Liverpool, dirigentes do clube alemão chegaram a negar qualquer pré-acordo por Werner e até as redes sociais da equipe brincaram com o tema. Quando um perfil temático de futebol no Twitter mencionou a chance de negócio com os Reds, o RB respondeu ironicamente: "Também ouvimos falar disso, mas parece que ele está indo em direção ao Tottenham", em referência ao jogo de hoje pela Champions, em Londres.

Só no EI Plus você assiste ao vivo a 100% dos jogos da Champions League! Assine agora pelo UOL Esporte Clube!

E se Werner provar que segue focado no RB Leipzig, o Tottenham pode ter problemas. Afinal, o atacante marcou três gols em seis jogos nesta edição da Liga dos Campeões e tem uma média de 0,74 gol por partida na temporada, a melhor de sua carreira. No Campeonato Alemão, a marca é ainda mais expressiva: 20 gols em 22 jogos, para média de 0,9.

Para comparar, o artilheiro do Tottenham, Harry Kane, tem média de 0,68 nesta temporada e não joga desde o primeiro dia do ano por causa de uma lesão. A equipe comandada por José Mourinho precisou sair ao mercado para buscar novos atacantes, sondou o brasileiro Willian José, contratou o holandês Steven Bergwijn, mas agora lamenta outra lesão, em Heung-min Son.

Werner já sofreu com barulho de torcida na Champions

Em sua segunda temporada no RB Leipzig, após ter sido revelado pelo Stuttgart, Timo Werner viveu um momento peculiar na Liga dos Campeões. Em duelo contra o Besiktas, ainda na fase de grupos, ele precisou ser substituído no primeiro tempo por não suportar o barulho da torcida turca.

Mas não foi uma "pipocada" do atacante. Três meses antes, em jogo da seleção alemã contra o Chile na Copa das Confederações de 2017, Werner levou uma cotovelada de Gonzalo Jara. Os médicos identificaram um efeito colateral desse golpe que deixou o sistema auditivo do artilheiro mais sensível.

O problema foi resolvido e Werner se tornou protagonista do projeto do RB. Na atual edição da Bundesliga, ele só perde em gols e finalizações para o astro Robert Lewandowski, do Bayern de Munique. E no geral, em quatro anos de clube, ele tem 145 jogos e 86 gols, com média de 0,59.

Haaland ofusca Neymar e bate recorde para Borussia

UOL Esporte

Esporte