Topo
Esporte

Santos enfrenta Flamengo podendo ter defesa melhor que a do campeão

Time de Jorge Sampaoli pode terminar Brasileiro com defesa melhor que a do Fla - Daniel Vorley/AGIF
Time de Jorge Sampaoli pode terminar Brasileiro com defesa melhor que a do Fla Imagem: Daniel Vorley/AGIF
do UOL

Do UOL, em Santos (SP)

07/12/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Santos e Flamengo têm 33 gols sofridos no Campeonato Brasileiro
  • Santos terminará com a defesa melhor que a do campeão se vencer
  • Santos e Fla se enfrentam na Vila Belmiro, pela última rodada
  • Time de Jorge Sampaoli ainda busca o vice-campeonato brasileiro

Além de buscar o vice-campeonato brasileiro, o Santos entra em campo na tarde de amanhã (8), contra o Flamengo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, com a possibilidade de, ao menos, levar a melhor sobre o campeão em um quesito bastante relevante: os gols sofridos.

Santos e Flamengo estão empatados quando o assunto é defesa; tiveram suas redes balançadas 33 vezes ao longo da competição nacional. O melhor neste quesito é o São Paulo, com 29 gols sofridos, seguido de Palmeiras, Athletico e Corinthians, todos com 32.

Para o Santos encerrar o Brasileiro com a defesa melhor que a do campeão Flamengo - que quebrou uma série de recordes nesta edição da competição - basta aos comandados de Jorge Sampaoli venceram a partida na Vila Belmiro, seja mesmo por 1 a 0.

Na mais concreta das hipóteses, o Peixe pode ainda terminar o Campeonato Brasileiro com a segunda melhor defesa. Seria preciso que Palmeiras, Athletico e Corinthians levassem ao menos um gol, e o Santos não sofresse nenhum. Com isso, igualaria os três rivais. Para alcançar o São Paulo, porém, apenas uma inesperada goleada do CSA no Rei Pelé.

Não é só ataque!

Quando se pensa em times comandados por Sampaoli, o que logo sem vem à cabeça é o estilo de jogo ofensivo, baseado, principalmente, na posse de bola. Os números mostram, porém, que a defesa também merece elogios. Dos 37 jogos até aqui, o Peixe não sofreu gols em 16 deles.

'Pilar' não deve ficar

Um dos responsáveis pela boa defesa santista no Brasileiro 2019, Gustavo Henrique dificilmente ficará para a próxima temporada. Segundo o próprio presidente José Carlos Peres, o zagueiro escolheu jogar pelo Porto, de Portugal, a partir de 2020.

Vice-campeonato em jogo

Além de garantir ao Santos uma defesa melhor que a do Flamengo no Brasileiro de 2019, uma vitória na Vila Belmiro também confirmará o vice-campeonato aos comandos de Sampaoli, que ocupam o segundo lugar e somam 71 pontos na tabela. Único concorrente nessa disputa, o Palmeiras - que visita o Cruzeiro - acumula os mesmos 71, mas tem uma vitória a menos.

FICHA TÉCNICA:
SANTOS X FLAMENGO

Data: 08/12/2019 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia e Victor Hugo Imazu dos Santos (ambos do PR)
Árbitro de vídeo: Adriano Milczvski (PR)

SANTOS: Vanderlei (Everson); Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Jorge; Alison, Carlos Sánchez e Diego Pituca; Marinho, Soteldo e Eduardo Sasha. Técnico: Jorge Sampaoli

FLAMENGO: Diego Alves; Rafinha (Rodinei), Thuler, Rhodolfo e Renê; Arão, Diego (Gerson), Everton Ribeiro e Vitinho (Arrascaeta); Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Jorge Jesus

Esporte