Topo
Esporte

Peru tem Guerrero em alta contra Brasil sem Neymar em disputa pelo grupo A

Guerrero comemora gol do Peru contra a Bolívia - REUTERS/Pilar Olivares
Guerrero comemora gol do Peru contra a Bolívia Imagem: REUTERS/Pilar Olivares
do UOL

Leo Burlá e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/06/2019 12h00

Não faltavam camisas com o nome de Guerrero em volta e dentro do Maracanã na partida sua seleção peruana diante da Bolívia. Na vitória por 3 a 1, foi ovacionado do anúncio de seu nome até a substituição. Quando esteve em campo, fez gol, deu assistência, contribuiu para seu time de todas as formas possíveis.

Um contraste com a seleção brasileira que tem o seu principal astro Neymar afastado do time (por contusão) nesta Copa América. As controvérsias em que está envolvido também deixaram o craque longe de ser unanimidade como o peruano, como se pode observar em qualquer discussão no bar ou nas redes sociais.

Essa relação tão diferente de Peru e Brasil com seus maiores ídolos chama atenção quando os dois times se enfrentarão para decidir o primeiro lugar no Grupo A da Copa América. Sim, o Peru é dependente de Guerrero e está feliz com isso. Já a seleção ainda não definiu qual o tamanho da ausência de Neymar.

Para o técnico Peruano, Ricardo Careca, a falta do atacante do PSG (por enquanto) é sentida, mas não afeta a capacidade brasileira de construir jogadas.

"Desde que assumiu Tite, joga bem, tem bom volume de jogo. Neymar é um dos melhores jogadores do mundo Creio que o Brasil tem condições de se planejar sem ele, não o substituir porque é um dos melhores. Mas o Brasil consegue manter a produção", analisou.

No caso de Guerrero, a construção de jogo do Peru com o atacante é bem mais fluída, faz sentido. Foi assim quando Cueva lançou o em profundidade para que driblasse o goleiro boliviano Lampe. E repetiu-se quando o atacante se deslocou para esquerda para cruzar para Farfán fazer o gol.

O time parece feito para jogar com o centroavante quando aposta principalmente nas jogadas pelas laterais com Trauco, com quem Guerrero em entrosamento do Flamengo, e Advíncula. Exceção a Cueca, o meio-campo peruano não é lá muito criativo, mas sabe encontrar o atacante para que ele faça o pivô, às vezes em ligações diretas.

E ao lado dele está Farfán, atacante que tem presença de área, mas sabe se deslocar para os lados. Não é um time de qualidade de posse de bola, mas, sim, bem ofensivo com essa ligação direta. Diante do Brasil, espera-se que não só se defenda.

"Tomara que seja uma partida aberta contra o Brasil, vamos ver o que nosso treinador vai aprontar para esse jogo", disse Farfán.

Se vai dar certo diante de um Brasil que tem outras estrelas, e bem mais opções até no banco, será preciso esperar o confronto de ideias entre Tite e Careca. Certo é que Guerrero, que já foi pego no doping, tem uma relação bem mais intensa com a seleção do seu país do que do astro brasileiro, independentemente da qualidade de cada um deles em campo.

Esporte