Topo
Esporte

Paratleta gaúcho perde tudo e busca meios para competir por vaga em Paris

Vanderson Chaves atua pelo GNU e perdeu tudo nas enchentes no Rio Grande do Sul - Reprodução Instagram
Vanderson Chaves atua pelo GNU e perdeu tudo nas enchentes no Rio Grande do Sul Imagem: Reprodução Instagram
do UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

08/05/2024 04h00

Vanderson Chaves, atleta paralímpico da esgrima, está fazendo uma vaquinha após perder tudo nas enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Ele tem competição no fim do mês que pode dar vaga para Paris-2024.

O que aconteceu

Vanderson atua na esgrima em cadeira de rodas, classe B. Ele sofreu um acidente com arma de fogo em 2008, é de Porto Alegre e defende o Grêmio Náutico União-RS.

Ele mora no andar térreo e a água tomou 100% do seu apartamento. Com isso, o atleta perdeu diversos bens, inclusive, peças utilizadas na prática do esporte.

O atleta fez uma vaquinha para tentar arrecadar R$ 60 mil para reconstruir sua casa. Até terça-feira (7) ele havia recebido pouco mais de R$ 13 mil.

Vanderson também busca alternativas para participar da competição que fecha o ranking para Paris-2024. No fim deste mês, há programada a Copa do Mundo, em São Paulo.

O GNU-RS está sendo utilizado para a ajuda às vítimas das enchentes. Diversas alas da instituição, incluindo a sala de esgrima, estão com doações feitas aos que foram atingidos pelas chuvas.

O paraesgrimista já esteve na Rio-2106 e Tóquio-2020. Ele já foi prata no florete no Campeonato das Américas em 2016 e 2018 e bronze na espada no Campeonato das Américas em 2016.

Esporte