Topo
Esporte

Surfistas de ondas gigantes viajam com jet-skis para ajudar pessoas no RS

Grupo de surfistas de ondas gigantes com Pedro Scooby e Lucas Chumbo levaram jet-skis para o RS - Arquivo pessoal
Grupo de surfistas de ondas gigantes com Pedro Scooby e Lucas Chumbo levaram jet-skis para o RS Imagem: Arquivo pessoal
do UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/05/2024 14h44

Um grupo de surfistas de onda gigantes, que conta com Pedro Scooby e Lucas Chumbo, viajou de carro para o Rio Grande do Sul para ajudar no resgate de pessoas em situação crítica.

O que aconteceu

O grupo de onze pessoas viajou em carros e está levando jet-skis para ajudar no resgate de pessoas ilhadas. Eles saíram do Rio de Janeiro nesta tarde e o tempo de viagem até o Rio Grande do Sul é de 18 horas.

Além dos jet-skis, eles estão levando 15 filtros portáteis que tornam qualquer água potável. O filtro é um projeto do surfista Jon Rose, inspirado em uma experiência de seu pai, que criou uma ONG na África focada em ensinar populações carentes a coletar água da chuva e filtrá-la.

Rose fundou a "Waves for Water", uma ONG que oferece soluções de água potável para pessoas em situação de pobreza, sem acesso a água e a comunidades vítimas de desastres.

"Estamos na estrada, em direção à [cidade de] Canoas, com todo o suporte da Defesa Civil e dos Bombeiros, que estão aguardando para prestarmos o nosso conhecimento sobre pilotar jet-ski e estar junto para tentar ajudar a salvar o maior número de pessoas possível", disse Will Santana, em uma publicação nas redes sociais.

Chuvas no Rio Grande do Sul já mataram 75 pessoas, segundo boletim da Defesa Civil. São 103 desaparecidos e 155 feridos até o início da tarde deste domingo (5).

Os temporais deixaram 839 mil endereços sem abastecimento de água, segundo a Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento). O número representa 28% do total de clientes no Rio Grande do Sul.

Governador fala em 1 milhão de imóveis sem água no estado. "Se colocar 3 pessoas por unidade, a gente está falando em 1/3 da população gaúcha desabastecida", disse Eduardo Leite (PSDB).

Esporte