Topo
Esporte

Renato Augusto volta a ter jogo completo e pode ser trunfo do Corinthians

15/08/2022 09h00

Das poucas coisas positivas que o Corinthians teve na derrota por 1 a 0 diante do Palmeiras, pela 22ª rodada do Brasileirão, a presença de Renato Augusto foi uma delas. O veterano meia voltou a figurar entre os titulares e foi um dos destaques da equipe no Dérbi.

O camisa 8 não apenas iniciou sua primeira partida no onze inicial após a lesão na panturrilha, ele atuou os 90 minutos do Dérbi, algo que não acontecia desde o empate por 1 a 1 com o São Paulo, pela sétima rodada do Brasileirão, no dia 22 de maio.

Assine o Amazon Prime Video para assistir ao jogo pela Copa do Brasil 2022

Ele esteve fora dos gramados desde o dia 19 de junho, quando o Corinthians venceu o Goiás, na Neo Química Arena, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Referência técnica da equipe, Renato deu outra dinâmica ao meio-campo do Timão no clássico contra o Palmeiras, e mostrou qual pode ser o caminho contra o Atlético-GO, na Copa do Brasil.

O meia de 34 anos completou 45 dos 50 passes tentados no Dérbi, e dois deles resultaram em assistências para finalizações de outros companheiros, segundo o Footstats.

Ainda de acordo com o site de estatísticas, ele realizou quatro chutes na partida, sendo dois no gol de Weverton, e conseguiu três desarmes e três cruzamentos certos.

Renato Augusto foi o meia mais avançado do esquema de Vítor Pereira, e a liberdade para circular no setor foi o que lhe permitiu ter espaço para realizar seus característicos chutes de longa distância.

Apesar de terminar a partida em campo, o próprio meia admitiu que a ideia estabelecida entre ele e a comissão era jogar cerca de 70 minutos para controlar a carga física, especialmente após um longo de período de inatividade.

Antes da partida contra o Avaí, onde entrou no segundo tempo e cobrou o escanteio para o gol de empate de Balbuena, ele havia alertado que precisará de tempo em campo para retomar a frequência de partida e se adaptar ao atual modelo de jogo.

Como a equipe estava perdendo o clássico e Renato era um dos atletas mais lúcidos em campo, Vítor Pereira seguiu com o veterano em campo, que terminou a partida sem problemas físicos.

"A ideia inicial era jogar algo em torno de 60, 70 minutos, como progressão de carga. Fiz 20, 25 minutos no primeiro jogo, depois mais 45, mas o jogo acaba pedindo uma outra situação e acaba que você tem que se doar um pouco mais. Acabei fazendo os 90 minutos, mas o importante é que me senti bem", explicou Renato na zona mista após o clássico.

Mesmo extrapolando a minutagem combinada com a comissão técnica, Renato Augusto deve voltar a ser titular na quarta-feira (17), quando o Corinthians recebe o Atlético-GO.

O Dragão venceu o primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil por 2 a 0. Uma vitória corintiana por dois gols leva a decisão aos pênaltis.

Esporte