Topo
Esporte

Patati se despede do Santos sem conseguir levar o brilho da base ao profissional

05/09/2024 07h00

Weslley Patati encerrou o seu ciclo no Santos. O atacante foi vendido ao ao Maccabi Tel Aviv, de Israel. O garoto fez as categorias de base no Peixe, mas nunca conseguiu se firmar no profissional.

Nascido em Presidente Dutra, no Maranhão, Patati chegou no Alvinegro Praiano ainda criança e rapidamente ganhou destaque. O Menino da Vila era tratado como uma das grandes joias do clube.

O atacante foi um dos destaques do título do Campeonato Paulista sub-20 em 2022 e o artilheiro do Brasileirão da categoria no ano passado.

No profissional, no entanto, o jogador de 20 anos não conseguiu corresponder às expectativas. Ele estreou estrou no dia 13 de julho de 2022, logo em um clássico contra o Corinthians. Desde então, foram 33 partidas, dois gols e uma assistência.

O primeiro gol demorou para sair. Ele balançou as redes no dia 19 de maio deste ano, na goleada de 4 a 0. Depois, marcou no êxito de 3 a 0 sobre o Paysandu. Já no 2 a 2 com a Ponte Preta - jogo que marcou sua despedida -, deu uma assistência.

Além do baixo aproveitamento dentro de campo, Patati se envolveu em uma polêmica. No começo da Série B, o garoto reclamou publicamente por ter que ir de ônibus, junto ao restante da delegação, de Londrina a Catanduva, viagem esta que durou cerca de seis horas.

Após o episódio, o atacante recebeu um 'puxão de orelha' da diretoria do Santos e foi multado. Ele também foi duramente cobrado por torcedores organizados no CT Rei Pelé. Depois disso, ele passou um tempo sem ser relacionado.

Nos últimos jogos, Patati até chegou a voltar aos planos de Carille, mas a diretoria optou pro liberá-lo ao futebol israelita.

Yusupha Njie é apresentado no Santos e afirma gratidão: 'Todo mundo conhece Brasil no futebol' Santos FC Loading official content
Yusupha Njie é apresentado no Santos e afirma gratidão: 'Todo mundo conhece Brasil no futebol'
Primeiro gambiano na história do Peixe, o jogador mostrou felicidade em jogar no futebol brasileiro, citou Neymar como referência e falou sobre oportunidade para futuros gambianos.
0 seconds of 1 minute, 16 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
Santos finaliza preparação para jogo contra o Atlético-MG
00:43
00:00
01:16
01:16
 
Assista ao próximo vídeo Santos finaliza preparação para jogo contra o Atlético-MG Pedro Martins fala sobre futuro do Santos Pedro Caixinha analisa momento do Santos e cita força por melhora Neymar treina forte antes de Fluminense x Santos Com Neymar, Santos vence jogo-treino; craque fala sobre recuperação Neymar volta a treinar com elenco do Santos Caixinha exalta recuperação de Neymar e confirma volta aos treinos com elenco Thaciano e Diego Pituca marcar para o Santos contra o Bahia; veja os gols Peixe treina para enfrentar o Bahia; Neymar faz fortalecimento muscular Com Neymar em recuperação, Santos treina para sequência do Brasileiro Thaciano projeta reação do Santos em reencontro com o Bahia Caixinha lamenta derrota, mas vê pontos positivos em jogo contra Vasco Veja golaço de Álvaro Barreal contra o Vasco Gil encara Brasileirão 'rodada a rodada' pelo Santos Pedro Caixinha comanda treino do Santos antes de duelo contra o Vasco Escobar projeta estreia do Santos no Brasileirão Santos segue treinando para duelo com Vasco Peixe trabalha firme uma semana antes da estreia no Brasileirão Neymar inicia transição em dia de visita de alunos da Apae no Santos Veja mais vídeos do Santos FC no OneFootball

De olho no cofre

A venda foi por 1,3 milhão de euros (pouco mais de R$ 8 milhões) por 60% dos direitos econômicos.

A venda é em regime mais valia. Ou seja, se Patati for vendido pelo Maccabi, o Santos terá direito a 40% do lucro do negócio. Ele assinou um contrato de três anos, com opção de renovação por mais um com a equipe estrangeira.

publicidade

Esporte