Topo
Esporte

CBF se cerca de cuidado em sorteio da Copa do Brasil após discórdia com Fla

do UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/08/2022 15h44

Após polêmica na fase anterior, a CBF se cercou de cuidados para dar transparência ao regulamento do sorteio dos mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil, que ocorreu hoje (19) de manhã na sede da entidade, no bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste (RJ). Clube que protestou contra o critério nas quartas de final, o Flamengo saiu satisfeito desta vez, mas ouviu "alfinetadas" em tom bem-humorado.

A cerimônia teve apresentação da jornalista Lizandra Trindade e o técnico Carlos Alberto Parreira, campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1994, foi o convidado a sortear as bolinhas. Antes disso, porém, o diretor de competição da CBF, Julio Avellar, foi ao palco e explicou detalhadamente todos os passos e o regulamento que iria nortear o processo.

Diferentemente dos outros clubes, que enviaram representantes de menor peso político, o Flamengo se fez presente com o vice de futebol, Marcos Braz, o diretor-executivo, Bruno Spindel, e o diretor de relações externas, Cacau Cotta. O trio acompanhou atentamente na primeira fila.

Ao contrário da fase anterior, o Rubro-Negro — que fará o jogo de volta no Maracanã (RJ) — se mostrou satisfeito tanto com as explicações do sorteio quanto com a definição de poder decidir em casa diante do São Paulo.

"Quanto a parte do sorteio, foi muito bem explicado, muito bem posto até para quem fez as disposições. Está de parabéns a CBF e está de parabéns o Flamengo, que trouxe essa 'final', porque para mim é um jogo importantíssimo, e a gente estará dentro da nossa atmosfera, junto da nossa torcida e dentro da nossa casa", declarou Marcos Braz, complementando sobre os protestos do clube na fase anterior:

"Até por ter tido o problema no sorteio passado, agora foi muito mais cuidadoso, foram muito mais expostas as situações. Então é isso, foi muito claro, se decidiu na primeira bola. Na primeira bola não precisou ter outro sorteio, e só isso aí já deixou bem transparente a situação".

Dirigente da CBF 'cutuca' Marcos Braz

Após o sorteio, dirigentes da CBF ainda se mantinham presentes no auditório da entidade. O UOL Esporte, que estava na cobertura, presenciou um diálogo mais informal entre eles, elogiando a apresentação e execução do sorteio. Um dos que estavam na conversa revelou ter dado uma "alfinetada" bem-humorada em Marcos Braz.

"Eu falei para o Marcos Braz: 'Agora ficou claro o sorteio né, Braz? [risos]", teria dito o dirigente.

O primeiro jogo da semifinal entre Flamengo e São Paulo acontecerá na próxima quarta-feira (24), no Morumbi (SP). Já a volta será no dia 14 de setembro, no Maracanã (RJ).

A outra semifinal será entre Corinthians e Fluminense, nas mesmas datas, com o jogo de ida no Maracanã (RJ) e o da volta na Neo Química Arena (SP).

Entenda a polêmica

A CBF tem adotado há anos um critério específico quando se tem clubes da mesma cidade na disputa da Copa do Brasil. Por questões de segurança e logística, quando isto ocorre, os mandos destas equipes são invertidos.

No sorteio das quartas de final, Flamengo e Fluminense estavam para serem sorteados assim como agora. Na ocasião, seguindo os regulamentos pré-definidos, o Tricolor acabou sendo sorteado antes, o que fez com que o Rubro-Negro, automaticamente, decidisse o duelo contra o Athletico-PR fora de casa, na Arena da Baixada (PR).

O presidente do Fla, Rodolfo Landim, num primeiro momento se mostrou indignado, alegando que o mando foi definido aleatoriamente. O dirigente cogitou até mesmo ingressar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra a decisão, mas desistiu da ideia.

Nas oitavas de final, contra o Atlético-MG, porém, o Rubro-Negro é quem havia sido "favorecido" por esse critério, decidindo em casa, assim como agora, diante do São Paulo, nas semifinais.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, a ida do confronto entre Corinthians e Fluminense será no Maracanã e a volta na Neo Química Arena. O erro ja foi corrigido

Esporte