Topo
Entretenimento

Globo grava em SP nova série sobre ensino noturno para jovens e adultos

Hermila Guedes é uma das protagonistas de "Segunda Chamada" - João Miguel Júnior/TV Globo
Hermila Guedes é uma das protagonistas de "Segunda Chamada" Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo
do UOL

Colunista do UOL*

16/07/2019 00h06

Aos mestres com carinho! A Globo grava em São Paulo a série "Segunda Chamada", sobre ensino noturno para jovens e adultos e que tem estreia prevista para outubro. Serão 12 episódios na primeira temporada. Em uma unidade estadual, o público irá acompanhar a dura jornada de cinco professores que resistem à péssima infraestrutura da escola, ao abandono institucional e à falta de reconhecimento. Ainda assim, renovam, dia após dia, a fé no trabalho que realizam. Seria uma "Sob Pressão" do ensino?

Nesse horário, as salas de aula integram o sistema EJA (Educação para Jovens e Adultos) e são compostas por pessoas de 17 a 70 anos, que enfrentam desafios diários e que retornam à escola na esperança de uma vida melhor.

É neste contexto que a missão dos mestres surge ainda mais urgente: lembrar a todos que nunca é tarde para uma segunda chance.

Apesar de todas as dificuldades, a vocação fala mais alto para o diretor Jaci (Paulo Gorgulho), Lúcia (Débora Bloch), professora de Língua Portuguesa; Sônia (Hermila Guedes), professora de História e Geografia; Eliete (Thalita Carauta), professora de Matemática; e Marco André (Silvio Guindane), professor de Artes.

Juntos, os profissionais mostram que, dentro da fictícia Escola Estadual Carolina Maria de Jesus, há espaço para conflitos, divergências e obstáculos constantes à realidade de educadores e de alunos, mas também histórias de superação.

Equipe de trabalho

"Segunda Chamada" marca a estreia de Joana Jabace na direção artística e também reúne no elenco Carol Duarte, Felipe Simas, Mariana Nunes, Nanda Costa, Linn da Quebrada, Otávio Müller, Marcos Winter, José Dumont, Caio Blat e Arthur Aguiar, entre muitos outros.

Escrita por Carla Faour e Julia Spadaccini, com Maíra Motta, Giovana Moraes e Victor Atherino, a série é uma coprodução com a O2 Filmes.

Mistureba - 1

Ontem, o "Aqui na Band" apresentou longa matéria com Neymar, ao lado de Patrícia Abravanel e com a "participação especial" do diretor Vildomar Batista, gravada dentro do SBT.

Este é só o começo do imbróglio.

Mistureba - 2

O interessante é que a matéria exibida na Band, para todos os fins e efeitos, era para promover um evento que já é tradicional, realizado pelo instituto do jogador Neymar.

E evento que é exibido no SBT. Alguém entendeu? Nem eu.

Gloria Vanique - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Gloria Vanique, do "Bom Dia São Paulo"
Imagem: Reprodução/Globo

Ponto a favor

Muito boa a matéria do "Bom Dia São Paulo", do repórter Filipe Gonçalves, no acompanhamento de uma deficiente visual com um cão-guia. As dificuldades em pegar ônibus, encontrar lugar etc.

Precisa como sempre a apresentadora Glória Vanique, delicadamente intervindo com perguntas que deixaram de ser feitas.

Olha a loucura

Gravação do primeiro "Pesadelo na Cozinha", a produção da Band marca com a figuração às 2h da tarde, informando que até 7h da noite estariam liberados.

E todos ficaram, em pé, na calçada ao lado do restaurante, esperando o momento de começar. E só começou às 7h e meia da noite. Meio desorganizado.

Certa decepção

Teve quem não aprovou a matéria-homenagem do "Domingo Espetacular" da Record ao Paulo Henrique Amorim no programa do último domingo.

Nas redes sociais falaram em frieza e que ele merecia muito mais. De qualquer forma, foram 15 minutos no ar.

Carona

Aproveitando a estreia do filme "O Rei Leão" nesta semana, o Animal Planet vai exibir o especial "Rei da Selva", quinta-feira, sábado e domingo.

Dentre os programas que serão apresentados, "Os Grandes Felinos", "Na Cova dos Leões" e "Leões-da-Montanha: Vida no Limite".

Gal Costa e Leo Gandelman - Gianne Carvalho - Gianne Carvalho
Leo Gandelman e Gal Costa atrações do "Vamos Tocar"
Imagem: Gianne Carvalho

Música de qualidade

Gal Costa é uma das grandes convidadas da 4ª temporada do programa "Vamos Tocar".

Junto com o saxofonista Leo Gandelman, Gal canta os clássicos "Divino, Maravilhoso", "London, London", "Baby" e "Castigo". Estreia nesta quinta, às 23h30, no canal Bis.

Jornal da Cultura

O novo "Jornal da Cultura" estreia na próxima segunda-feira.

E com apresentação de Ana Paula Couto e Karyn Bravo, que já retornou de um período de férias nos Estados Unidos e agora acerta detalhes da sua contratação.

Começo de trabalho

Ontem, como se anunciou, foi o primeiro dia de Sérgio Aguiar como contratado da Record.

E os trabalhos de preparação do "JR - 24 Horas", com a participação dele, tiveram mesmo início de forma bem efetiva. Inclusive com direito a gravação de pilotos.

Bate - Rebate

* Globoplay anuncia para 23 de agosto o lançamento de Viva, novo projeto audiovisual do Luan Santana.
* O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, em 2017, já apresentou reclamações...
* ... Mas os protestos da classe ao seriado "Sob Pressão" ainda são muito fortes...
* ... Há, de acordo com eles, um erro grave ao fato da série sempre centralizar nos médicos o protagonismo de qualquer assistência...
* ... As qualidades são tantas e tão merecidamente destacadas, que este assunto poderia estar resolvido com alguma tranquilidade.
* O sambista Péricles em dois tempos no Multishow: "Música Boa Ao Vivo", hoje, e apresentação do "TVZ", amanhã.
* Em sua estreia, na semana passada, a quinta temporada da "Escolinha" colocou o Viva na segunda posição da TV paga...
* ... E, em dois episódios, atingiu mais de 900 mil espectadores.
* Narrador Milton Leite vai sumir das transmissões do SporTV. Férias. Só volta em agosto.
* Patrícia Poeta entrou de férias na Globo e viajou com o filho, Felipe...
* ... Antes, ela recebeu Oscar Schmidt nas gravações de um quadro de competição culinária que estreia em agosto no "É de Casa".
* Gisele Itié é um nome que poderá aparecer no elenco de "Gênesis", próxima novela bíblica da Record.

*Colaborou José Carlos Nery

Entretenimento