Topo
Entretenimento

O que é stalker?

Stalker é um perseguidor, alguém que vasculha a vida de outra pessoa e passa a seguir todos os passos dela - Connel_Design/iStock
Stalker é um perseguidor, alguém que vasculha a vida de outra pessoa e passa a seguir todos os passos dela Imagem: Connel_Design/iStock

do BOL, em São Paulo

23/01/2019 09h44

Stalker, na tradução do inglês, significa perseguidor. Segundo o dicionário Collins, é alguém que segue ou entra em contato com outra pessoa, especialmente famosa ou com quem costumava se relacionar, de uma maneira irritante e assustadora.

O dicionário Cambridge diz que stalker é uma pessoa que segue e observa ilegalmente alguém, especialmente uma mulher, durante um determinado período de tempo.

Em tempos de redes sociais, o termo foi se popularizando no Brasil e começou a ser usado como gíria. Entre os jovens, ganhou informalmente uma versão verbal: "stalkear" virou sinônimo de "observar de maneira frenética" tudo que uma pessoa posta nas redes sociais.

A série "You" (Você, em português), disponível na Netflix e com a segunda temporada confirmada, trata do assunto. Na história, um gerente de livraria se apaixona por Beck (Elizabeth Lail), uma aspirante a escritora. O que a mocinha da trama não sabe, porém, é que o admirador é um stalker. Apenas com a informação do nome dela, ele inicialmente vasculha as redes sociais da jovem e, a partir daí, passa a fazer de tudo para conquistá-la.

Para receber notícias de Entretenimento, acesse o Messenger do BOL, digite "Entretenimento" e clique em "Sim". É simples e grátis!

Entretenimento