Topo

10 gírias que estão na boca dos jovens

Gabriel Guimarães, Monize Pires, Nayara Alves e Victor Milani

da USCS*

23/10/2018 15h56

Por definição, a gíria é um tipo de linguagem característica de um determinado grupo social, usada principalmente entre os jovens para tornar uma conversa mais informal. Em função de sua aceitação, pode acabar se estendendo à sociedade de maneira geral, sendo incorporada ao vocabulário do dia a dia. Nos últimos anos, podemos observar o surgimento de novas gírias, especialmente aquelas ligadas ao mundo digital e às redes sociais.

Veja a seguir algumas delas e seus significados (fontes: Dicionário informal, Conceito top, Significados, Superfeed e Dicionário popular).

Veja também:

  • Imagem: Vinicios de Souza/USCS

    Um Nojo

    Utilizado normalmente para expressar repúdio a algo ou a alguém, o termo "nojo" virou uma gíria muito popular entre os jovens como um autoelogio em tom de deboche. A expressão viralizou na internet e migrou para o cotidiano como forma de se dizer "olha como estou maravilhosa hoje", por exemplo.

    Exemplo: "Nossa, hoje eu to um nojo de linda"

  • Imagem: Vinicios de Souza/USCS

    Vem de ZAP

    Em alta entre os jovens, o "vem de zap" surgiu nas comunicações da internet como forma de pedir o contato de WhatsApp, com o objetivo de iniciar uma conversa, quase sempre com intenções amorosas. A palavra ZAP, como abreviatura de WhatsApp, substitui o velho "passa seu contato" ou "me passa seu telefone".

    Exemplo: "E aí bebê, vem de ZAP"

  • Imagem: Vinicios de Souza/USCS

    Crush

    Palavra de origem inglesa, "crush" quer dizer "esmagar". Como gíria entre os jovens, é usada para se referir a uma pessoa por quem se está apaixonado(a) ou se sente atraído(a) - ou seja, comparando o sentimento a algo que "esmaga" o coração. Mas o termo é utilizado também para outros tipos de atração, como o "crush de amizade", que diz respeito a uma pessoa que você não conhece, mas que gostaria muito que fosse seu amigo(a). De maneira simples, crush substitui o bom e velho "paquera".

    Exemplo: "Ele é meu crush da escola, mas também tenho o crush do ônibus"

  • Imagem: Vinicios de Souza/USCS

    Shippar

    Derivado da palavra inglesa "relationship", que significa "relacionamento", o "verbo" shippar foi inventado por leitores de "fantics", aquelas histórias de ficção alternativas criadas com o objetivo de unir casais que não ficariam juntos na vida real. A gíria é muito utilizada na internet com o significado de aproximar um casal, ato normalmente representado por uma hashtag e a fusão dos nomes de quem se desejar juntar.


    Exemplo: Victor e Fernanda - #ViNanda

  • Imagem: Vinicios de Souza/USCS

    Berro

    A gíria serve para expressar a reação de alguém a uma notícia recebida. Significa berrar mesmo, gritar alto. A expressão se popularizou no universo LGTBQ+ e é muito utilizada na internet para expressar situações de surpresa, animação.

    Exemplo: "Finalmente, minha cantora favorita lançou um álbum novo, BERRO"

  • Imagem: Vinicios de Souza/USCS

    Top

    Também de origem inglesa, Top é talvez a gíria mais popular nos tempos atuais e é usada para falar que algo está "acima" ou que está no "topo". É utilizada também para se referir a rankings, como "A Top 5 da música sertaneja no Brasil". O mais comum é usar Top para elogiar alguma coisa ou acontecimento.

    Exemplo: "A festa de ontem foi TOP"

  • Imagem: Vinicios de Souza/USCS

    Stalkear

    Stalkear em inglês tem o significado de ladrão ou caçador. Nos tempos atuais, virou sinônimo de "observar de maneira frenética" tudo que uma pessoa posta nas redes sociais - especialmente no Facebook e Instagram. A obsessão pelo stalkeado pode ser positiva (uma paixão recolhida) ou negativa (perseguição).

    Exemplo: "Já sei tudo sobre ele; estou sempre stalkeando suas páginas nas redes sociais"

  • Imagem: Vinicios de Souza/USCS

    Anotado, Amore

    A expressão surgiu no universo LGTBQ+, sendo usada para dar sentido de ironia caso alguém fale algo sem relevância ou muito absurdo ou óbvio. Equivale a um desprezo, demonstrando que a pessoa não se importa com a opinião que acaba de ouvir.

    Exemplo: "Você precisa mudar o visual logo." "Ok, anotado amore"

  • Imagem: Vinicios de Souza/USCS

    Flopou

    Flip, em inglês, significa virar, tombar. Ou seja, "algo deu errado ou deu ruim". Existem variações (conjugações, para ser mais exato) do "verbo" flopar, como "flopou, flopado, flopando". Comparando com uma gíria mais tradicional, pode significar "dançou/dancei", "me dei mal" ou até mesmo "lascou".

    Exemplo: "Ia pra festa ontem, aí choveu e flopou"

  • Imagem: Vinicios de Souza/USCS

    Tá Pistola

    Essa gíria surgiu para abordar situações que deixam pessoas irritadas. Alguém perde a razão, fica bravo e, por qualquer motivo, fica "pistola", na linguagem dos jovens. A expressão, que normalmente é um deboche, deu origem nas redes sociais a alguns personagens peculiares, como o "Canarinho Pistola", apelido dado ao mascote da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia.

    Exemplo: "Nossa, hoje ele tá pistola"


    Modelos: Fernanda Hernandes, Gabriel Guimarães, Gabrielle Lázaro, Gabrielle Polido, João Vitor Evangelista, Lucas Leopoldo, Marcio R. N. Filho, Maria Izabel Rufino, Monize Pires, Nayara Alves, Victor Henrique Melquiades, Victor Reis.

    * Este conteúdo foi produzido por alunos da Agência Interna de Comunicação da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), sob a orientação do professor Roberto Araújo

Mais UniBOL