Topo

Contra a intolerância: 5 dicas de filmes e séries que falam sobre racismo

Divulgação - Montagem USCS
Imagem: Divulgação - Montagem USCS

Gabrielle Polido, Matheus Castilho e Thiago Michel Allegro

da USCS*

15/03/2018 15h29

O preconceito é uma ideia formada a partir de estereótipos criados pela sociedade em torno de pessoas ou grupos sociais, por causa de suas origens, crenças, costumes ou comportamentos. Um dos principais tipos de preconceito é o racial, algo tão discutido nos dias atuais que virou tema de várias produções para o cinema e a televisão.

Veja na lista abaixo quatro filmes e um seriado bem recentes que abordam o preconceito racial de maneira a incentivar as pessoas a refletir sobre esse assunto. 

  • Cara Gente Branca (2017)

    Inspirada no filme de mesmo nome, esta série foi produzida originalmente pela Netflix. Na trama, um grupo de estudantes negros enfrenta o racismo estrutural de uma universidade elitista, frequentada majoritariamente por pessoas brancas. A série faz uma crítica ao "blackface" caracterização, de forma exagerada e estereotipada, de brancos como negros, em que brancos pintam a pele e usam perucas para "se fantasiar" de negros. A produção contém dez episódios com, em média, 30 minutos de duração cada.

  • Bem-vindo a Marly-Gomont (2016)

    Baseado em fatos reais ocorridos nos anos 1970, o filme narra a história de Seyolo Zantoko, um médico negro recém-formado no Congo que se muda com a mulher e filhos para um vilarejo na França, atrás de uma oportunidade de trabalho. Como a comunidade nunca teve a presença de pessoas negras, Zantoko e família sofrem com o racismo e a ignorância da população local.

  • A 13ª Emenda (2016)

    A produção é uma crítica do sistema carcerário atual em relação à época da escravidão e traz o preconceito e o racismo como questões centrais. Em formato de documentário, faz referência à 13ª emenda da Constituição dos Estados Unidos, que aboliu a escravidão.

  • Histórias Cruzadas (2012)

    A história se passa na década de 1960 e mostra como mulheres brancas e ricas tratavam suas empregadas negras, que sequer podiam usar o vaso sanitário das casas onde trabalhavam. O filme trabalha essa relação conflituosa, mas mostra que as coisas podem mudar.

  • A Outra História Americana (1999)

    A trama expõe a trajetória de um rapaz branco membro de uma gangue chamada White Power. Em determinado momento, o jovem mata um cidadão negro por vingança e acaba preso. Na cadeia, reflete sobre seus atos e sai com uma postura completamente diferente, a ponto de convencer seu irmão, também de visão racista, que o crime e a raiva não compensam.

    *Este conteúdo foi produzido por alunos dos cursos de Jornalismo, de Rádio, TV e Internet e de Publicidade e Propaganda da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), sob a orientação do professor Roberto Araújo

Mais UniBOL