Topo

Curiosidades sobre os países do Grupo B da Copa do Mundo

Portugal é um dos integrantes do Grupo B; nesta lista, você descobre como era viver no país durante o comando do ditador António de Oliveira Salazar - Youtube/Jornalismo Metodista
Portugal é um dos integrantes do Grupo B; nesta lista, você descobre como era viver no país durante o comando do ditador António de Oliveira Salazar Imagem: Youtube/Jornalismo Metodista

Da Metodista, em São Bernardo (SP)*

06/06/2018 10h36

Que tal conhecer um pouco mais sobre as peculiaridades de cada país participante da Copa do Mundo da Rússia? Nesta série de listas produzidas por estudantes da Universidade Metodista, na Grande SP, você confere curiosidades e dicas sobre os países que vão disputar o Mundial deste ano. São 32 seleções divididas em oito grupos.

A seguir, o Grupo B, formado por Espanha, Irã, Marrocos e Portugal. Confira!

Veja também:

  • Espanha

    País do craque Andrés Iniesta, a Espanha é famosa em todo o mundo por suas praias, pelo vinho encorpado, o povo animado e a comida saborosa. Unanimidade gastronômica, a paella valenciana leva frango, frutos do mar e é temperada com açafrão, especiaria que dá cor e um sabor especial ao prato. Confira no vídeo como se prepara essa delícia.

  • Irã

    O Irã nunca passou da fase de grupos e mais uma vez chega como azarão à Copa de 2018. Com uma rica cultura herdada dos persas, há décadas o país muçulmano enfrenta conflitos externos. A guerra Irã-Iraque aconteceu entre 1980 e 1988, mas a rivalidade entre as nações vizinhas está relacionada a uma das etapas da antiga disputa árabe-persa: os povos lutavam pelo controle das terras férteis da planície da Mesopotâmia desde 2.000 anos a.C. Entenda melhor essa disputa no vídeo abaixo.

  • Marrocos

    Após 20 anos no banco, o Marrocos finalmente está de volta ao Mundial. A última participação foi em 1998, na França, quando ficou na 18ª colocação. A religião oficial do país é o Islamismo, com cerca de 99% da população adepta. Dentre as recomendações do Islã para as mulheres está o uso do hijab, o lenço que cobre os cabelos. Seu uso não é obrigatório no Marrocos, mas sim uma escolha feminina. No mundo ocidental, entretanto, usar o hijab pode significar resistência. Aprenda como vestir o acessório e conheça seu significado para as muçulmanas brasileiras.

  • Portugal

    Muitos brasileiros ficarão tentados a torcer pelos patrícios apenas para vibrar com os gols do campeão Cristiano Ronaldo. Recentemente, Portugal foi considerado o melhor país da Europa para trabalhar e viver pelo ranking Expat Insider. Mas nem sempre foi assim. Durante décadas os portugueses viveram sob o comando do ditador António de Oliveira Salazar, período que terminou durante a Revolução dos Cravos, nos anos 1970. Entenda mais sobre esse movimento político e social no vídeo acima.


    * Conteúdo produzido por estudantes de jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo sob orientação dos professores Alexandra Gonsalez, Camila Escudero, Eduardo Borga, Flávio Falciano, Heidy Vargas e Wesley Elago

Mais UniBOL