Topo

Conheça cinco alimentos para humanos que podem até matar os cães

Nem tudo o que comemos é apropriado aos nossos amigos de quatro patas - David Gannon/AFP
Nem tudo o que comemos é apropriado aos nossos amigos de quatro patas Imagem: David Gannon/AFP

Luiza Lamas

Do RROnline*

16/08/2017 10h47

É comum que os donos de cachorros ofereçam pedacinhos de comida de humanos para os animais, mas alguns alimentos, por serem tóxicos, não fazem bem a eles e podem até matá-los, já que o organismo do ser humano processa a comida de forma diferente da do organismo dos bichos de estimação. A reportagem conversou com os veterinários Natalia Rossana Sanhueza, de São Paulo, e Paulo Sérgio Salzo, de São Bernardo do Campo (SP), e listou cinco alimentos que não se deve oferecer aos cachorros de maneira nenhuma.

  • Reprodução/The Chocolate Bar

    Chocolate

    Contém uma substância chamada teobromina, que pode causar vômito, diarreia, gastroenterite e sintomas neurológicos, como convulsões, nos cães. A gordura presente no doce também é nociva. Dentre os tipos de chocolate, os brancos são menos agressivos que os pretos, porque a quantidade de teobromina presente neles é menor, mas mesmo assim não são recomendados.

  • Getty Images

    Uva

    Não se sabe exatamente qual é o composto presente na uva que é prejudicial aos cães, mas a fruta pode causar lesões renais nos bichinhos e leva-los à morte. Algumas vezes, o animal pode não sofrer consequências imediatas por ingerir o alimento, mas, ao longo da vida, pode desenvolver insuficiência renal crônica.

  • Reprodução/dakahliaproduce

    Cebola

    A cebola contém uma substância chamada tiossulfato e pode causar anemia hemolítica, uma lesão nos glóbulos vermelhos do sangue, que pode levar o cão à morte. Os sintomas da anemia são vômito, diarreia e problemas respiratórios.

  • Divulgação

    Frituras

    Qualquer tipo de fritura, como batata, frango ou ovo, pode prejudicar o animal por causa da quantidade de gordura. Em alta quantidade, ela pode causar inflamação no pâncreas, a chamada pancreatite, que pode matar o cachorro.

  • iStock

    Temperos

    Alho e pimenta, principalmente, podem causar indigestão ao animal, fazendo com que ele vomite ou tenha diarreia. Já o sal pode reagir de forma que o cão tenha tremores e até convulsões.







    *Reportagem produzida por aluna de jornalismo da Universidade Metodista de SP, com orientação da professora Eloiza Frederico.

Mais UniBOL