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Cinco maneiras de controlar a TPM

Giulia Marini*

Da Metodista, em São Bernardo (SP)

25/09/2018 10h54

A tensão pré-menstrual é muito conhecida entre as mulheres e nem sempre todas conseguem controlar seus desconfortos. Entre os sintomas mais comuns, estão a alteração de humor, seios sensíveis, desejo por comidas específicas, fadiga, irritabilidade e depressão. A reportagem conversou com a ginecologista Sandra Helena Capella Goya Machado, formada em medicina na Universidade de Vassouras (RJ), sobre algumas maneiras para ajudar a amenizar a TPM.

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    Fuja destes alimentos

    Quem não gosta de um docinho, né?! Quando as mulheres estão na TPM, há alterações hormonais que prejudicam a produção de serotonina, hormônio responsável pelas sensações. Na ausência desse processo, o corpo impulsiona a ingestão de alimentos gordurosos para que possa substituir o hormônio ou estimular sua produção. Porém, nessa época do mês, o certo é evitar alimentos gordurosos, ricos em cafeína, doces e alimentos com alto percentual de sódio e corantes. "Chocolate acaba piorando a TPM, pois tem muito açúcar, gordura trans e cafeína. Logo, aumenta a ansiedade, o acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, dores nas mamas e irritabilidade", conta a ginecologista

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    Mergulhe neste cardápio durante a TPM

    Alguns alimentos têm o poder de controlar e afastar as "bad vibes" que a tensão pré-menstrual causa. "Nem todas as mulheres têm TPM. Acredita-se que mulheres com mais magnésio, manganês e vitamina B na circulação tenham menos sintomas", explica a médica. Ela comenta que alimentos ricos em triptofano - aminoácido que sintetiza a serotonina - melhora a vida de quem sofre desse problema. Nesse caso, ingredientes como grão-de-bico e peixes em geral, assim como a ingestão de cálcio, aveia e arroz integral são recomendáveis

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    Não descuide da medicação indicada

    Para quem toma antidepressivo ou algum medicamento para ansiedade, saiba que eles ajudam a aliviar os sintomas da TPM em algumas mulheres, pois diminuem a tensão, a pressão psicológica e física do corpo. Mas não são só eles. Os anticoncepcionais hormonais também regulam a tensão pré-menstrual. É importante lembrar, no entanto, que existem mais de 200 sintomas diferentes na TPM, portanto, é fundamental procurar um ginecologista para obter um diagnóstico preciso para cada caso

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    Invista nos exercícios físicos

    Para aquelas que forem mais ativas e "ligadas no 220", uma solução prática são os exercícios físicos diários. "Atividades aeróbicas, que liberam endorfinas, são benéficas. Eles propiciam um período de TPM muito mais brando." A endorfina tem ação de analgésico no organismo e, ao ser liberada, estimula as sensações de bem-estar, conforto e alegria

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    Mix de vitaminas

    A ginecologista recomenda que as mulheres que sentem os sintomas excessivos e constantes se alimentem de comidas saudáveis juntamente com a ingestão complementar de vitamina D, que alivia a irritabilidade; de magnésio, que dá um efeito calmante e alivia a dor de cabeça pré-menstrual; e de cálcio, que melhora o processo de liberação de serotonina no cérebro. Mas é importante conversar com seu ginecologista para saber as doses indicadas para o seu caso

    * Conteúdo produzido por estudante de jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo sob orientação da professora Alexandra Gonsalez de Melo Sarasa Martin

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