Topo

8 cores que podem influenciar o seu humor

Beatriz Vieira, Bruno Guerra, Letícia Foguel e Mayara Prado

da USCS*

02/04/2018 07h00

Todo mundo tem uma cor favorita, não é verdade? Mas você sabia que cada cor tem um significado e pode afetar o seu humor? Pois é! Algumas cores influenciam diretamente o estado de espírito das pessoas, em como elas vão seguir o seu dia, reagir a determinadas situações e até na hora do sono. Saiba a seguir como oito cores podem mexer com o seu humor. 

Leia também:

  • Imagem: Agência Interna de Comunicação da USCS

    Azul

    Para quem procura tranquilidade, alívio das tensões diárias e boas noites de sono, a cor azul é uma ótima pedida. Ela está diretamente ligada à calma e ao equilíbrio, pelo fato de causar relaxamento.

  • Imagem: Agência Interna de Comunicação da USCS

    Vermelho

    É a cor que causa agitação e, por isso, pode potencializar a ansiedade e o desconforto nas pessoas. Em contrapartida, está relacionada diretamente a sentimentos fortes, como amor, raiva, desejo e paixão. O vermelho também é estimulante e induz as pessoas à ação. Por essa razão, é uma cor bastante utilizada em propagandas, promoções, anúncios de fast-food e placas de sinalização.

  • Imagem: Agência Interna de Comunicação da USCS

    Amarelo

    A cor da sorte. Por ser considerada uma tonalidade quente, também transmite alegria, otimismo e favorece a comunicação. Quem usa o amarelo se sente mais confiante. Colocar uma florzinha amarela na mesa de trabalho, por exemplo, pode ajudar a emanar energias positivas e leveza ao ambiente.

  • Imagem: Agência Interna de Comunicação da USCS

    Violeta

    Se você é muito preocupado, a dica é apostar na cor violeta, que seria fonte de autoconfiança e tranquilidade. É também uma tonalidade ligada à espiritualidade e ao misticismo. Serve ainda como apoio para quem precisa tomar decisões importantes no dia a dia.

  • Imagem: Agência Interna de Comunicação da USCS

    Marrom

    Para os mais supersticiosos, esta é a cor do medo. Eles acreditam que o marrom é sombrio e até mesmo negativo. Mas não é bem assim. A cor está relacionada à segurança e à maturidade e passa a sensação de firmeza e estabilidade. Além disso, traz objetividade e senso de direção.

  • Imagem: Agência Interna de Comunicação da USCS

    Verde

    Mais que uma cor, o verde é quase um estado de espírito, pois dissemina a esperança. Está ligado à natureza, remete à serenidade e é excelente para a prática de atividades que exijam precisão. No entanto, os mais radicais dizem que pessoas indecisas devem evitar o uso dessa cor.

  • Imagem: Agência Interna de Comunicação da USCS

    Branco

    Cor conhecida por ser leve e relacionada à pureza. No entanto, traz sensações ligadas a frieza e vazio por ser associada a hospitais, velhice e hospícios, de acordo com estudos sobre as cores.

  • Imagem: Agência Interna de Comunicação da USCS

    Preto

    Apesar do tom sinistro atribuído muitas vezes a essa cor, o preto está ligado a questões de elegância, classe e poder. As pessoas que usam essa cor geralmente transmitem seriedade e responsabilidade na tomada de decisão. É associada também a pessoas misteriosas, obscuras e até aquelas depressivas. Em casa, quem possui quartos com tons pretos tende a ter um sono mais turbulento.

    * Este conteúdo foi produzido por alunos da Agência Interna de Comunicação da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), sob a orientação do professor Roberto Araújo. Modelos: Lara Siquino e Márcio R. N. Filho

Mais UniBOL