Topo
Esporte

Em SP, há 60 anos, Jairzinho e Capita ganharam 1º Pan do futebol brasileiro

Furacão da Copa de 70, Jairzinho foi campeão pelo Brasil no Pan de 1963 - Reprodução/Instagram
Furacão da Copa de 70, Jairzinho foi campeão pelo Brasil no Pan de 1963 Imagem: Reprodução/Instagram
do UOL

Guilherme Padin

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/11/2023 04h00

O Brasil enfrenta, na noite de hoje (3), às 20h, o Chile pela final masculina do futebol nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.

Para os brasileiros, estará em jogo a busca pelo pentacampeonato no Pan. Aos chilenos, que jogarão em casa e com apoio massivo da torcida, o título inédito.

As duas equipes chegam com campanhas quase idênticas: quatro vitórias e 100% de aproveitamento para ambas, nenhum gol sofrido e sete marcados pelos donos da casa e seis pelo Brasil.

Há 60 anos, quando São Paulo sediou o Pan, o Brasil conquistou o primeiro de quatro títulos nos Jogos. Dois campeões da Copa do Mundo 1970 estiveram naquele título nos Jogos de 1963.

Campeões invictos

Foi uma campanha quase perfeita: naquela época, o futebol nos Jogos Pan-Americanos era disputado em pontos corridos e entre cinco equipes: Brasil, Chile, Uruguai, Estados Unidos e a Argentina, então tricampeã do Pan.

Os jogos ocorreram no Estádio Comendador Souza, mais conhecido hoje como Nicolau Alayon, do Nacional, e no Parque São Jorge, então casa do Corinthians. Foi ali que o time verde e amarelo disputou todos os seus confrontos.

A caminhada brasileira começou com uma vitória segura sobre o Uruguai (3 a 1) e uma goleada histórica diante dos Estados Unidos (10 a 0).

Na terceira rodada, mais um confronto sem dificuldades: a seleção passou pelo Chile por 3 a 0, e assim chegava ao jogo derradeiro, diante da Argentina, precisando do empate. Os hermanos teriam de vencer se quisessem o tetracampeonato.

Na partida decisiva, Airton e Othon marcaram para os donos da casa, e Oleniak e Manfredi fizeram os da Argentina. O empate por 2 a 2 assegurou a primeira medalha de ouro brasileira do futebol no Pan. O Brasil encerrou a campanha com três vitórias, um empate, 18 gols marcados e três sofridos, e viria a ser campeão outras três vezes (1975, 1979 e 1987).

Craques do tri de 1970 venceram em São Paulo-1963

Carlos Alberto Torres foi o capitão do tricampeonato da Copa do Mundo, em 1970 - Xinhua/Imago/ZUMAPRESS - Xinhua/Imago/ZUMAPRESS
Carlos Alberto Torres foi o capitão do tricampeonato da Copa do Mundo, em 1970
Imagem: Xinhua/Imago/ZUMAPRESS

Dois craques campeões da Copa do Mundo de 1970 estiveram no Pan sete anos antes e ganharam o primeiro ouro brasileiro da modalidade nos Jogos.

Tratam-se de Carlos Alberto Torres, o Capita, e Jairzinho, artilheiro do Brasil no tricampeonato mundial.

No Pan de São Paulo, ambos foram titulares da equipe comandada por Antoninho Fernandes: Heitor; Carlos Alberto, Zé Carlos, Adevaldo e Riva; Nenê, Íris e Arlindo; Aírton Beleza, Jairzinho e Othon.

Jairzinho marcou dois dos 18 gols da seleção nos Jogos, contra o Estados Unidos e o Chile.

Artilheiro e recordista

Embora naquela delegação estivessem dois craques estrelados da história do futebol mundial, Aírton Beleza foi o grande nome da campanha pela medalha de ouro.

O atacante, que somou passagens por Flamengo, Botafogo e Corinthians nos anos 1960, marcou 11 gols e foi o artilheiro da competição.

É dele - e naquele Pan -, aliás, o recorde de maior número de gols de um jogador em uma mesma partida pelo Brasil. Na goleada sobre os Estados Unidos, Belezinha marcou sete vezes.

PROGRAMA DESTINO: PARIS

Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.

CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP

Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.

Esporte