Topo

9 episódios essenciais de Breaking Bad que vão te preparar para o filme El Camino

do UOL

Mariana Tramontina

Do UOL, em São Paulo

10/10/2019 04h00

El Camino, o filme derivado de Breaking Bad, estreia amanhã na Netflix. Se você já viu ou reviu a série recentemente, respire aliviado: você está preparado para seguir essa nova jornada. Se você nunca assistiu ou não lembra exatamente o que aconteceu (afinal, já se passaram seis anos desde seu fim), prepare-se para um intensivão.

Nem se você tiver muito tempo livre vai conseguir assistir à série inteira antes de sair o filme —mesmo porque uma maratona dos 62 episódios de Breaking Bad dura cerca de 2 dias inteiros e mais 14 horas, sem intervalos.

Nós já assistimos ao filme (fique ligado amanhã na entrevista exclusiva que fizemos com Aaron Paul) e separamos aqui 9 episódios essenciais para você relembrar alguns acontecimentos importantes para a nova trama. E quem nunca viu nada, vai conseguir entender algumas das muitas referências (e alguns dos muitos rostinhos conhecidos) da série no longa-metragem.

O que você deve saber antes de tudo: Breaking Bad, considerada uma das melhores produções de TV da história, gira em torno da transformação de um professor de química em um traficante. E a primeira recomendação é: não se apegue ao protagonista Walter White (Bryan Cranston) --o próprio criador da série e diretor do filme, Vince Gilligan, já garantiu que ele realmente morreu. Também não é preciso assistir a Better Call Saul, outra série derivada, mas que se passa antes dos eventos de Breaking Bad.

O foco de El Camino é em Jesse Pinkman (Aaron Paul): o filme começa imediatamente após as cenas finais de Felina, o último episódio de Breaking Bad, em que Jesse escapa do cativeiro de Jack Welker (Michael Bowen).

Para esse resumão, você vai precisar de 7 horas e 49 minutos.

Temporada 1, episódio 1: Pilot (58 minutos)

Jesse Pinkman começa El Camino partindo. E, para entender para onde ele vai, é importante saber de onde ele veio. Então comece do começo. Não só porque é um dos melhores episódios, mas principalmente porque é aqui que conhecemos Walter White, um professor de química com problemas financeiros e diagnosticado com câncer de pulmão, e Jesse Pinkman, seu ex-aluno escapando de uma apreensão de drogas. Vale a pena ver, a partir daqui, como Jesse cresceu tanto na trama e ganhou sua própria história.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Temporada 1, episódio 4: Cancer Man (48 minutos)

Aqui conhecemos um pouco da vida de Jesse, um suburbano de classe média, e a relação com sua família, o que nos dá algumas pistas sobre seu passado. Ele é filho de pais religiosos, que querem ajudar o filho a largar o mundo das drogas, mas não sabem como lidar. E temem que ele influencie o irmão mais novo, Jake. Outro personagem importante deste episódio: Skinny Pete (Charles Baker), amigo de Jesse que você vai ver também em El Camino.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Temporada 2, episódio 8: Better Call Saul (47 minutos)

Este é importante para conhecermos Saul Goodman (Bob Odenkirk), o advogado que tem contatos no submundo das drogas e que vai defender Jesse e White. Ele vai impedir que Badger (Matt Jones), outro amigo de Jesse que você também verá em El Camino, denuncie os dois. A dinâmica desse trio vai ser importante no desenrolar da série.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Temporada 2, episódio 12: Phoenix (47 minutos)

É um dos episódios mais impactantes da série: Walter White decide não salvar a vida de Jane (Krysten Ritter), a namorada de Jesse, enquanto ela tem uma overdose na frente dele —um segredo que ele vai guardar até o fim. Para White, a garota é uma influência negativa sobre Jesse, que fez com que ele voltasse a usar drogas. Tudo envolve o conflito entre White e Jesse sobre o dinheiro que eles ganharam com a venda de drogas.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Temporada 3, episódio 7: One Minute (47 minutos)

O próprio Aaron Paul tuitou dizendo que havia um momento na série que prepararia a todos para El Camino. É uma cena de pouco mais de 2 minutos em que Jesse, depois de ser espancado pelo agente Hank Schrader (Dean Norris), vai parar numa cama de hospital. E ali ele confronta verbalmente White, jogando a real sobre todas as coisas horríveis que ele fez: "Desde que eu o conheci, tudo que eu gostava, desapareceu (...) Eu nunca me senti tão sozinho". É uma atuação explosiva e brilhante de Aaron Paul.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Temporada 5, episódio 6: Buyout (47 minutos)

Durante um jantar na casa de White e de sua mulher, Skyler (Anna Gunn), Jesse tenta a todo custo desenvolver uma conversa com assuntos amenos. Mas não existe clima ali, Jesse está mais deslocado do que nunca e a cena é constrangedora. Quando Skyler deixa a mesa, White usa seu poder de persuasão para convencer Jesse a voltar a fabricar drogas. Neste episódio também será visto o policial corrupto Mike Ehrmantraut (Jonathan Banks).

Reprodução
Imagem: Reprodução

Temporada 5, episódios 14, 15 e 16: Ozymandias (47 min), Granite State (53 min), Felina (55 min)

Esses três episódios são essenciais para entender o ponto de partida de El Camino. Ozymandias é onde tudo vem à tona e desmorona (e é dirigido por Rian Johnson, de Star Wars: Os Últimos Jedi); Granite State traz revelações importantes para o fim da série; e Felina encerra tudo em um massacre, com Jesse finalmente se livrando do grupo de neonazistas que o mantinha em cativeiro, do manipulador Walter White e acelerando um Chevrolet El Camino 1978 (daí o nome do filme) rumo ao que pode ser seu futuro se desenhando.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Entretenimento