Topo
Esporte

Jornal italiano de esportes é criticado por usar "Black Friday" em manchete com foto de jogadores negros

05/12/2019 13h22

ROMA (Reuters) - O diário esportivo italiano Corriere dello Sport foi criticado pelo grupo antiracismo Fare por usar a manchete "Black Friday" com uma foto dos jogadores Chris Smalling e Romelu Lukaku para anunciar o jogo de sexta-feira entre a Inter de Milão e a Roma.

Na partida, os ex-colegas de Manchester United estarão em lados opostos.

A manchete, em inglês, foi publicada com letras garrafais na primeira página do jornal com uma foto dos dois jogadores negros.

Ela foi criticada pelo Fare, que a retuitou com o comentário: "A mídia alimenta o racismo todos os dias. Esta é a edição de hoje do Corriere dello Sport."

Em resposta, o jornal defendeu a manchete, que descreveu como "inocente".

"'Black Friday', para quem quer e pode entender foi e é apenas o elogio da diferença, o orgulho da diferença, a magnífica riqueza da diferença", afirmou em uma mensagem postada em seu site. "Um título inocente... é transformado em veneno por quem tem o veneno por dentro."

O futebol italiano vem sendo assolado pelo racismo, e o próprio Lukaku foi sua vítima quando o centroavante belga foi insultado com imitações de macaco ao ir cobrar um pênalti para a Inter de Milão durante uma partida da liga italiana no campo do Cagliari.

Em setembro, um comentarista italiano veterano foi cortado de uma mesa redonda de domingo à noite por insinuar que só é possível deter Lukaku lhe dando bananas para comer.

No mês passado, o presidente do clube italiano Brescia disse nos bastidores de uma reunião do Campeonato Italiano que o problema do atacante Mario Balotelli é ser "negro" e que ele está "tentando ficar mais branco". O time disse que os comentários foram sarcásticos e que visaram as críticas de Balotelli.

Na semana passada, todos os 20 times da liga italiana assinaram uma carta aberta dizendo que o futebol da Itália precisa fazer mais para combater o racismo.

No começo deste ano, o inglês Smalling, que foi para a Roma emprestado pelo Manchester United, apoiou uma campanha para que jogadores boicotassem as redes sociais durante 24 horas em um protesto contra o racismo.

(Por Brian Homewood)

Esporte