Corinthians vence em dérbi com cabeça de porco, respira e segura Palmeiras
O Corinthians fez da Neo Química Arena um hospício, superou o Palmeiras por 2 a 0 e, além de quebrar um jejum de três anos sem vencer o maior rival, se distanciou ainda mais da luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Garro e Yuri Alberto, após uma cabeça de porco ser arremessada no gramado e dar sorte aos mandantes, marcaram os gols de um quente dérbi em Itaquera.
Com o resultado, a equipe de Ramón Díaz chegou aos 38 pontos e assumiu, provisoriamente, a 13ª colocação da tabela do torneio nacional.
O time de Abel Ferreira, por outro lado, estacionou nos 61 pontos e pode ver o Botafogo, que tem 64, disparar na liderança — os cariocas têm clássico contra o Vasco nesta terça (5)
Os paulistas voltam a campo ainda nesta semana. O Corinthians encara, no sábado (9), o Vitória em Salvador, enquanto o Palmeiras, um dia antes, recebe o Grêmio.
Como foi o jogo
O 1° tempo começou com o Palmeiras melhor, mas acabou com cabeça de animal em campo e gol corintiano. Flaco López e Felipe Anderson até tiveram boas chances nos minutos iniciais, mas pararam em Hugo Souza. Aos poucos, os mandantes neutralizaram o ímpeto rival e, já na casa dos 40 minutos, abriram o placar com um chutaço de Garro. A cena curiosa ficou pela aparição de uma cabeça de um porco no gramado, arremessada por torcedores antes de um escanteio.
Na etapa final, Yuri Alberto contou com falha de Weverton e completou um contra-ataque letal para garantir a vitória alvinegra em uma lotada Neo Química Arena. O alviverde mostrou pouco poder de reação e, no máximo, carimbou a trave antes do apito final de Wilton Pereira Sampaio.
Gols e destaques
Susto aos dez segundos e pressão verde. O Palmeiras iniciou o clássico acuando os donos da casa e acertou o gol rival no primeiro lance do jogo, quando o alvinegro trocava passes no campo de defesa: Alex Santana foi desarmado por Felipe Anderson, que tocou para Flaco López bater de bico e obrigar Hugo Souza a trabalhar.
Félix bobeia, e Hugo Souza salva. O Corinthians foi salvo pelo seu goleiro aos 11 minutos: Félix Torres entregou a bola para Richard Ríos, que acionou o veloz Estêvão. O ponta cruzou, e Felipe Anderson cabeceou firme para a meta adversária — Hugo Souza apareceu com a perna esquerda e evitou o pior para os donos da casa.
Yuri responde, e Weverton salva. Bombardeado, o alvinegro reagiu em contra-ataque puxado por Matheuzinho. O lateral recebeu de Garro ainda no campo de defesa, disparou e ultrapassou Caio Paulista antes de servir Yuri Alberto. O camisa 9 ajeitou para a perna esquerda e fuzilou Weverton, que mostrou reflexo e espalmou. O centroavante voltou a arriscar de fora da área pouco depois, mas errou o alvo.
Porco em campo. O 1° tempo ainda ficou marcado por um momento, no mínimo, curioso. Já na casa dos 28 minutos, durante um escanteio para o Palmeiras, uma cabeça de porco foi arremessada no campo por torcedores corintianos. A peça parou já na linha de fundo, e Yuri Alberto deu um chute para afastá-la do gramado. O duelo seguiu normalmente.
Caio Paulista afasta errado, e Garro não perdoa. Equilibrando as ações, o Corinthians abriu o placar pouco antes do intervalo e fez explodir a Neo Química Arena. Caio Paulista tentou afastar de calcanhar um cruzamento de Yuri Alberto e viu a bola sobrar para Matheuzinho, que clareou a jogada e ajeitou para Garro. O argentino, de primeira, acertou uma linda finalização e cravou o 1 a 0.
Weverton, desorientado, cede o 2 a 0. O Corinthians aumentou a vantagem mostrando ser letal — e contando com uma forcinha de Weverton. Em contra-ataque gerado a partir de um valente Martínez, Garro arrancou e tocou forte na tentativa de encontrar Yuri Alberto. O goleiro palmeirense, no entanto, bobeou feio ao perder o tempo de bola e não conseguiu afastar. Resultado? Gol do centroavante e nova festa em Itaquera: 2 a 0.
Dudu entra e tenta, mas se lamenta. O gol fez Abel modificar o lado esquerdo de seu elenco: Dudu e Vanderlan foram acionados nos lugares de Felipe Anderson e Caio Paulista, respectivamente. O camisa 7 entrou buscando jogo e até finalizou depois de balançar sobre a zaga, mas não calibrou a pontaria.
Gabriel Menino explode a trave. O Palmeiras voltou a assustar aos 26 minutos, quando Dudu sofreu falta de Martínez a um passo da ponta da área. Gabriel Menino, que havia acabado de substituir Aníbal Moreno, ficou no quase ao carimbar o travessão de Hugo Souza.
Hugo Souza se agiganta. O goleiro corintiano voltou a aparecer aos 36 minutos com uma linda defesa. Após cruzamento da esquerda, Rony se antecipou aos adversários e cabeceou antes de o camisa 1 protagonizar um milagre e evitar o pior para o alvinegro até o apito final.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2x0 PALMEIRAS
Data e horário: 4 de novembro de 2024, às 20h (de Brasília)
Competição: 32ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Fabricio Vilarinho da Silva
VAR: Wagner Reway
Público: 46.085
Cartões amarelos: Hugo, Matheuzinho (COR); Aníbal Moreno, Gabriel Menino, Marcos Rocha (PAL)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Garro (COR), aos 40 min do 1° tempo; Yuri Alberto (COR), aos 10 min do 2° tempo
CORINTHIANS: Hugo Souza; Félix Torres, André Ramalho (Raniele) e Gustavo Henrique; Matheuzinho, Martínez, Alex Santana (Carrillo), Garro e Hugo (Bidu); Memphis Depay (Bidon) e Yuri Alberto (Romero). Técnico: Ramón Díaz
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Reis e Caio Paulista (Vanderlan); Aníbal Moreno (Gabriel Menino), Richard Ríos e Raphael Veiga; Felipe Anderson (Dudu), Estêvão (Maurício) e Flaco López (Rony). Técnico: Abel Ferreira