Topo
Esporte

Para presidente do Soccerex, times dos EUA serão rival temível para europeus

21/11/2019 20h19

Aventura (EUA), 21 nov (EFE).- Os times dos Estados Unidos serão concorrentes fortes para os clubes da Europa no mercado de transferências em um futuro próximo, disse nesta quinta-feira à Agência Efe o empresário Joseph DaGrosa, executivo-chefe do congresso futebolístico Soccerex, iniciado nesta quinta-feira na cidade de Aventura, nos Estados Unidos.

"Eu acredito que a Europa ganha no curto prazo, mas os EUA vão ganhar no longo prazo, porque o dinheiro está aqui, o poder econômico dos EUA quando você coloca atrás de um projeto é praticamente imparável", disse o investidor, que também é presidente do Bordeaux.

Em entrevista à Efe no primeiro dos dois dias do fórum, que reúne 2 mil pessoas, DaGrosa disse que os EUA têm capacidade de gerar e atrair talento. Isso, para ele, levará a uma transferência gradual de fãs do futebol americano e do beisebol, o que significará uma capacidade econômica capaz de competir com as grandes equipes europeias.

"Acho que vamos começar a ver os efeitos daqui a dez anos. O futebol americano será um grande e poderoso número dois", previu o empresário, que ressaltou que para que isso aconteça será necessário que Conmebol e Concacaf precisarão se unir e trabalhar em projetos futuros.

"Se fizerem isso, podem se tornar uma opção viável para competir com a Uefa. Não será fácil, mas a motivação financeira pode desempenhar um papel vital nesse sentido", comentou.

Outro fator a ter em mente, segundo ele, é a Copa do Mundo de 2026, que será organizada conjuntamente por México, Canadá e EUA. O executivo-chefe do Soccerex destacou que o campeonato tem sido cada vez mais acompanhado em território americano e que esse interesse subirá "até as nuvens" com a disputa em casa. EFE

Esporte