Topo
Esporte

Uruguai tenta manter embalo contra goleado Japão na 2ª rodada da Copa América

19/06/2019 14h24

Porto Alegre, 19 jun (EFE).- A seleção uruguaia, que estreou na Copa América com grande atuação e vitória sobre o Equador por 4 a 0, encarará nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, a seleção japonesa, que iniciou o torneio sendo goleada pelo mesmo placar pelo Chile.

A Celeste teve a atuação mais avassaladora da primeira rodada da competição continental, com direito a três gols ainda na etapa inicial da estreia, com o meia Nicolás Lodeiro e os atacantes Edinson Cavani e Luis Suárez. No segundo tempo, o zagueiro Arturo Mina fez contra e deu números finais ao duelo.

Com os demais resultados registrados até esta terça-feira, no grupo C e nos demais, o Uruguai precisa apenas de uma vitória para garantir a classificação, mesmo que seja entre um dos dois melhores terceiros colocados da fase inicial do torneio.

A expressiva goleada sobre o Equador, no entanto, também foi acompanhada de notícias negativas, no caso, o corte do volante Matías Vecino, que sofreu lesão muscular na coxa direita durante a primeira partida. O meia Federico Valverde e o volante Lucas Torreira disputam um lugar no time titular.

A mudança pode não ser a única feita pelo experiente Óscar Tabárez, que costuma rodar o elenco nas etapas iniciais dos torneios. Um jogador que pode ganhar chance é o meia Giorgian de Arrascaeta, que segundo o próprio técnico precisou ficar fora da partida no Mineirão, em Belo Horizonte, onde defendeu o Cruzeiro.

Uma certeza é a presença da badalada dupla de ataque formada por Suárez e Cavani. O jogador do Barcelona se mostrou recuperado da artroscopia no joelho direito. Já o companheiro de Neymar no Paris Saint-Germain balançou a rede na competição pela primeira vez na carreira.

Nesta quinta-feira, como jogará em Porto Alegre, localizada a cerca de 800 quilômetros, por via terrestre, de Montevidéu, a expectativa é de um grande público apoiando a Celeste. Na estreia, os uruguaios jogaram para apenas 13.611 pessoas.

A jovem seleção japonesa, formada em maioria por jogadores com idade olímpica, preparados para os Jogos que acontecerão no próximo ano, em Tóquio, sofreu uma das injustiças da primeira rodada, já que foi goleada pelo Chile por 4 a 0, embora tenha criado diversas oportunidades.

Depois do apito final, o técnico Hajime Moriyasu admitiu ter ficado satisfeito com o desempenho dos comandados e deu a entender que utilizaria a mesma equipe da estreia ou uma formação muito similar. Entre os titulares deve estar o meia Takefusa Kubo, recém-contratado pelo Real Madrid.

Prováveis escalações:.

Uruguai: Muslera; Cáceres, Godín, Giménez e Laxalt; Nández, Torreira (ou Valverde), Bentancur e Lodeiro; Suárez e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez.

Japão: Osako; Sugioka, Nakayama, Ueda e Tomiyasu; Shibasaki, Kubo e Hara; Ueda, Nakajima e Maeda. Técnico: Hajime Moriyasu.

Árbitro: Andrés Rojas (Colômbia), auxiliado pelos compatriotas Alexander Guzmán e Wilmar Navarro.

Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre. EFE

Esporte