Topo
Entretenimento

Paul McCartney diz que ficou ofendido ao ouvir 'How Do You Sleep?'

Em nova entrevista, o músico relembra o fim dos Beatles - MJ KIM/Divulgação
Em nova entrevista, o músico relembra o fim dos Beatles Imagem: MJ KIM/Divulgação
do UOL

Do UOL, em São Paulo

04/08/2020 22h39

Ao ouvir a música "How Do You Sleep?", escrita por John Lennon, Paul McCartney se sentiu magoado. Em entrevista à revista GQ, o músico relembrou como foi o período logo após a separação dos Beatles, em que John Lennon compôs "How Do You Sleep?" — música cheia de alfinetadas a McCartney.

"Você ouve as histórias de vários ângulos, e aparentemente as pessoas que estavam na sala enquanto o John estava escrevendo... Ele estava recebendo sugestões de letra do Allen Klein. Então você vê a atmosfera de 'vamos atrás do Paul. Vamos atacá-lo em uma música...' E isso era muito ofensivo."

Paul recorda que o empresário Allen Klein foi o motivo pelo qual, do seu ponto de vista, ele precisou processar a banda em 1970: "era o único jeito de salvar os Beatles e a Apple [Corps]".

"Se eu não tivesse feito isso, tudo seria do Allen Klein. O único jeito que eu tinha de nos tirar dessa foi fazer o que fiz. Eu disse 'bom, vou processar o Allen Klein', e me disseram que eu não podia porque ele não fazia parte da banda."

Na entrevista, ele conta que, mesmo acreditando que havia tomado a decisão certa, passou muito tempo lidando com a culpa e achando que foi o motivo pelo qual a banda acabou.

"Mas cara, tem coisas que não ajudava. Eu me lembro de ler uma matéria, uma entrevista com a Yoko, que, OK, era uma grande apoiadora do John, eu entendo. Mas nessa entrevista ela diz 'Paul não fez nada. Tudo o que ele fazia era alugar o estúdio'. E eu fico 'Quê? Não...' E aí o John faz a música famosa, 'How Do You Sleep?', e ele fala 'Tudo o que você fez foi 'Yesterday'... E eu fico tipo 'Não, cara'."

Entretenimento