Topo
Entretenimento

Série '1 Contra Todos' começa sua despedida: 'Cadu já passou por tudo'

Cadu (Julio Andrade) na quarta temporada de "1 Contra Todos" - Divulgação
Cadu (Julio Andrade) na quarta temporada de '1 Contra Todos' Imagem: Divulgação
do UOL

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

02/04/2020 04h00

Desde que a série da Fox "1 Contra Todos" estreou, em 2016, seu anti-herói, Cadu (Julio Andrade), passou por tudo: foi preso injustamente, tentou construir uma carreira política e investiu até no tráfico de drogas. Agora, na quarta e última temporada da série, não tem jeito: ele vai pagar por tudo o que fez.

"Ele colhe tudo o que plantou, tudo que ele fez de errado volta", conta ao UOL o criador e diretor Breno Silveira. "O quanto ele se distanciou da família, a ex-mulher, os traficantes que ele deixou... É quando você começa a entender que um dia tudo volta".

Nos novos episódios, que vão ao ar às sextas-feiras, às 22h30 no Fox Premium 2, Cadu assume os negócios de Pepe (Roberto Birindelli) e se compromete a levar da Bolívia para Miami uma tonelada de droga através do Brasil. As coisas, porém, não saem como o planejado —uma constante na trajetória do personagem.

Agora, explica Breno, o próprio Cadu entende que não é mais aquele homem bom que afirmava ser no início da série. "É um homem bom que tenta fazer o certo, mas no Brasil é muito difícil", diz.

"É como se a força de tudo o que acontece o levasse para o buraco. Infelizmente, é o que acontece com um monte de gente que é levada por alguma coisa. Desconfio que o poder e a vaidade são instrumentos muito perigosos".

Final na hora certa

Pepe (Roberto Birindelli) na quarta temporada de '1 Contra Todos' - Divulgação - Divulgação
Pepe (Roberto Birindelli) na quarta temporada de '1 Contra Todos'
Imagem: Divulgação

A decisão de encerrar a série foi um consenso. Para Breno, há uma tristeza no adeus a personagens como Cadu, mas também a sensação de que ele já concluiu sua trajetória. "É um personagem muito forte; um herói tupiniquim, um Macunaíma meio louco", reflete. "Mas ao mesmo tempo, eu acho que a série cumpriu seu papel, a gente conseguiu viver tudo o que tinha de viver".

Roberto Birindelli, que está na pele de Pepe desde a primeira temporada, também acredita que o projeto chega ao fim no momento certo, apesar de sentir um vazio de não ter mais episódios da série para gravar este ano. "Em tantas temporadas, de quantas Cadu e Pepe já não escaparam? Chega uma hora em que aquilo não é mais crível, não tem como aqueles dois continuarem se safando. Há um limite, senão fica cômico".

Série nacional de sucesso

Bem recebida pelo público desde o começo, "1 Contra Todos" tornou-se a série nacional mais vista da TV paga logo em sua primeira temporada e conseguiu boa repercussão em outros países da América Latina —algo que Roberto atribui ao encanto dos personagens da série.

"Eles são críveis, com muitas camadas; são complexos como a vida, aí há mais chances de as pessoas se identificarem", diz. "O Pepe é um traficante, um chefe de cartel. Poderia ser só um escroto e nada mais, mas você vê que ele era um médico idealista que teve a família destruída pelo tráfico e percebeu que a única maneira de sobreviver era ser mais forte do que o tráfico".

Breno acredita que a história, inclusive, pode seguir ganhando fãs mesmo após seu encerramento, graças ao streaming (além de estar disponível no streaming da Fox, a produção também tem três temporadas no Globoplay). "É muito legal você descobrir uma série e entender a história desde o princípio. É tão bacana acompanhar o personagem, ver o Cadu se modificar, crescer, separar, ter filho. A gente foi trocando os cenários o tempo todo, trocando as histórias. O '1 Contra Todos' não repete fórmula".

Entretenimento