Topo
Entretenimento

Prioli foi ameaçada de morte e disse que não participaria de "rinha" na CNN

Gabriela Prioli - Reprodução/Instagram
Gabriela Prioli Imagem: Reprodução/Instagram
do UOL

Colunista do UOL

29/03/2020 15h30

Resumo da notícia

  • Integrante de "O Grande Debate", advogada pede para sair após 2 semanas
  • Ela se disse cansada do clima agressivo do quadro; "Virou uma rinha", desabafou
  • Além disso Gabriela também vem sendo vítima de graves ameaças nas redes sociais
  • Pedido de demissão ainda não foi oficializado; CNN ainda tenta reverter decisão

Antes de postar sua saída da CNN Brasil em redes sociais, a advogada e debatedora Gabriela Prioli informou aos seus superiores na emissora que não voltaria ao quadro já a partir de amanhã.

Segundo esta coluna apurou, o aviso foi dado na última sexta após o programa acalorado que envolveu discussão ao vivo dela até com Reinaldo Gottino, mediador do quadro, "O Grande Debate".

Os dois, segundo a coluna apurou, chegaram a conversar amistosamente após a atração.

Gabriela pediu para sair apenas duas semanas após sua estreia na TV paga.

"Nessas últimas duas semanas o nosso grupo cresceu e isso me traz profunda satisfação. O meu maior prazer é essa troca que tenho com vocês. Fica aqui então o meu muito obrigada", postou ela neste domingo nas redes.

Por meio de sua assessoria, a CNN Brasil confirmou neste domingo sua saída —a pedido— da atração.

No entanto, o pedido oficial de demissão não foi feito e a emissora ainda negocia uma nova atração ou função para ela.

As partes devem tomar uma decisão conjunta esta semana (veja íntegra da nota ao final do texto).

Cansada e agredida

Segundo disse a amigos —e a coluna apurou—, a advogada estava cansada e insatisfeita com os rumos que a atração havia tomado desde a estreia.

Ela afirmou a uma amiga que o quadro virou uma espécie de "rinha de galo", que sempre estava acabando em um "quem ganhou e quem perdeu".

Ela não considerava isso debater, e que ia "contra tudo" o que acredita.

"A CNN Brasil informa que a advogada e comentarista Gabriela Prioli deixará o quadro "O Grande Debate", exibido diariamente dentro do programa "Novo Dia", após duas semanas de participações na emissora.

A decisão foi tomada a pedido da comentarista. A nova dupla de debatedores será formada pela advogada Gisele Soares e o advogado Thiago Anastácio, de linhas ideológicas antagônicas. Os novos debatedores estarão no ar diariamente já a partir de amanhã, segunda-feira. CNNBrasil", diz a nota (veja íntegra no final do texto).

O quadro é "importado" da CNN norte-americana e seu objetivo é provocar uma discussão saudável entre dois debatedores —um de esquerda e outro de direita.

"Sou professora"

Apesar disso, Gabriela não se considerava de "esquerda". "Sou uma professora", costuma repetir.

Além dela participa Tomé Abduch, com mediação de Reinaldo Gottino. Antes de Abudch o debatedor era Caio Coppola, que se afastou após dois dias por problemas de saúde.

Gottino estava neste domingo ao topo dos assuntos mais comentados do twitter por causa do programa da última sexta., quando ela e ele tiveram uma discussão acalorada.

"Não dá para discutir os assuntos com achismo", ponderava Gabriela ao "rival" Tomé Abduch, enquanto debatiam sobre a autorização da Justiça para a prisão domiciliar do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.

Durante a discussão, Gottino interferiu:

"O Tomé Abduch falou sobre a lei, que ele não concorda com a lei, que a juíza cumpriu a lei. Mas ele não concorda com a lei em vigência. O que você pensa sobre a lei? (...) Você acha que essa lei é a correta? Tem que mudar? O que você pensa sobre, como, por exemplo, a lei de execução penal?", questionou Gottino.

"Eu não dou opinião pessoal sobre a lei e aqui a gente não está falando sobre lei de execução penal (...). A gente está falando de uma prisão cautelar. Então, não se trata de execução penal, é uma prisão preventiva", explicou.

Gottino seguiu argumentando que ela estaria emitindo opiniões, enquanto Gabriela tentava discordar afirmando tratar apenas de questões técnicas jurídicas.

Ameaças de morte

Em apenas duas semanas, o quadro com Gabriela se tornou um dos temas mais comentados e vistos na CNN Brasil.

Ele também lançou essa calma e amável professora e mestre em Direito Penal ao estrelato nacional.

De pouco mais de 10 mil seguidores no twitter ela passou a ser seguida por quase meio milhão de pessoas (e mais outro meio milhão no Instagram).

No entanto, com a fama vieram os dois lados da moeda:

De um deles, fãs, alunos de direito e telespectadores encantados com seu estofo e argumentos;

Por outro lado ela se tornou alvo de "haters" e de ameaças violentas nas redes sociais.

A coluna apurou que desde a estreia na TV ela chegou até a ser ameaçada de morte.

Embora tenha "printado" as ameaças, ela não chegou a fazer B.O.

Além do "clima" do programa e externo, outra insatisfação da debatedora era com o horário que a atração ia ao ar.

Quando contratada, a CNN informou que "O Grande Debate" seria exibido nas tardes.

No entanto, antes mesmo da estreia o horário foi mudado para as manhãs. Isso é comum em emissoras, vale dizer.

Ainda mais em uma que estava então à beira da estreia nacional.

Acontece que seu marido, Thiago Mansur, é músico e DJ, e ela gosta de acompanhá-lo nas apresentações. O horário matinal a impediria de fazer isso.

Neste domingo Gabriela tem recebido milhares de postagens elogiosas e carinhosas em suas redes. Os haters estão lá, claro, mas são residuais.

A coluna está tentando falar com Gabriela desde a manhã deste domingo. Até o momento ela não respondeu às ligações e mensagens. Se e quando o fizer, terá sua versão incluída neste texto.

Nota oficial

Por meio de sua assessoria, a CNN Brasil confirmou a saída da advogada e anunciou já os novos nomes do quadrio "O Grande Debate". Leia a íntegra:

"A CNN Brasil informa que a advogada e comentarista Gabriela Prioli deixará o quadro "O Grande Debate", exibido diariamente dentro do programa "Novo Dia", após duas semanas de participações na emissora.

A decisão foi tomada a pedido da comentarista. A nova dupla de debatedores será formada pela advogada Gisele Soares e o advogado Thiago Anastácio, de linhas ideológicas antagônicas. Os novos debatedores estarão no ar diariamente já a partir de amanhã, segunda-feira
(30).

"O Grande Debate" é inspirado em um modelo de sucesso da CNN americana e opõe pessoas qualificadas, de pensamentos ideológicos
distintos, para discutir os temas mais importantes do noticiário. É um dos espaços mais democráticos da televisão, que pretende estimular o debate em alto nível no Brasil e vem alcançando grande sucesso entre o público.

Gisele, além de professora universitária, é doutoranda em Direito Comparado da Universidade Paris-Sorbonne, na França e membro da
Comissão Permanente de Estudos de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

Anastácio é advogado criminalista, membro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa e conselheiro da Comissão de Defesa do Estado
Democrático de Direito da OAB-RJ. Prioli manifestou publicamente sua intenção de deixar a participação nos debates nas redes sociais neste domingo. Ela fez referências ao quadro da última sexta-feira, em que houve uma discussão acalorada entre ela e o mediador, o jornalista Reinaldo Gottino.

No episódio, Gottino, um profissional com larga história na TV, excedeu a postura de mediador. "Me excedi ao interromper. O meu papel ali é conduzir o debate para que os dois lados tenham espaço para expor suas ideias. Minha postura excedeu a de mediador. Peço desculpas a Gabriela por isso. Esse pedido de desculpas, enviado a ela no início da manhã de domingo, se estende também à emissora e ao público", diz Gottino.

Imediatamente após o episódio, todos os profissionais envolvidos no programa conversaram na redação e o assunto foi considerado superado.

Prioli registrou um grande e merecido aumento de seguidores em suas redes sociais nas últimas semanas. Neste curto período em que esteve no quadro "O Grande Debate" mostrou diversas qualidades como debatedora.

A CNN Brasil e Gabriela Prioli decidirão o seu futuro na emissora nos próximos dias. O modelo de debates democráticos tem sido destaque na CNN Brasil e terá cada vez mais espaços em nossa grade.

Nas próximas semanas, o quadro "O Grande Debate" ganhará outras duas edições diárias, contando com as participações de Tomé Abduch, que nos últimos dias dividiu a bancada com Prioli, além da volta de Caio Copolla e a chegada de mais dois novos debatedores de linhas ideológicas opostas a Abduch e Copolla."

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops

Entretenimento