Topo
Esporte

Delegado: Torcidas e torcedores serão punidos após briga em clássico

do UOL

Colaboração para o UOL

27/01/2025 16h32

Os membros de torcida organizada envolvidos na briga antes do Majestoso serão punidos no rigor da lei, afirmou o delegado da Polícia Civil Cesar Saad em entrevista ao De Primeira.

O delegado prepara o pedido de suspensão das torcidas organizadas de Corinthians e São Paulo ao Ministério Público e prometeu punição individual dos torcedores.

Publicidade

O inquérito policial já foi instaurado desde ontem. Hoje pela manhã nós já identificamos alguns veículos e alguns torcedores, todos serão chamados aqui, todos serão responsabilizados e as torcidas também serão punidas. Hoje de manhã eu já falei com o promotor que cuida desse caso, a gente já conversou, a Federação [Paulista de Futebol] também será oficiada.

A gente está oficiando pedindo a suspensão das torcidas, mas isso vai ficar a cargo do Ministério Público. A gente pede e o promotor que vai decidir o prazo da punição das torcidas. Mas mais importante do que isso é a punição, é a individualização, é a punição de cada torcedor desse que a gente está assistindo.
Cesar Saad, delegado da Polícia Civil

Torcedores organizados entraram em confronto na Av. Marquês de São Vicente, na Zona Oeste da capital, antes do clássico São Paulo 3 x 1 Corinthians, que aconteceu na Zona Sul, no Morumbi.

O delegado destacou a importância de tecnologias de reconhecimento facial para impedir que torcedores violentos entrem nos estádios de futebol.

Hoje a Lei Geral do Esporte traz a obrigatoriedade dos estádios de terem o reconhecimento facial. Então, com isso, é a forma que as forças de segurança, o Poder Público, vão ter de controlar aquele torcedor que é violento. Aí sim, ele efetivamente vai ter a sua punição e a submissão de frequentar o estádio.
Cesar Saad, delegado da Polícia Civil

'Grupo não seguiu diretrizes'

Cesar Saad afirmou que os são-paulinos que brigaram com corintianos antes do clássico não seguiram as diretrizes combinadas entre as forças policiais e a torcida organizada do Tricolor.

O delegado explicou por que a briga aconteceu na Barra Funda, na Zona Oeste, longe do Morumbi, na Zona Sul, onde aconteceu o clássico. Ele negou que o confronto tenha sido marcado previamente pela internet.

Na verdade, a briga não foi marcada pela internet. Na sexta-feira, as Forças de Segurança, junto com o Ministério Público, nós fizemos uma reunião com as torcidas e nessa reunião é informado todos os pontos de embarque. Como é um clássico com torcida única com mando do São Paulo, o transporte público fica para a torcida são-paulina.

O que nós avaliamos na sexta-feira? Os pontos mais sensíveis da cidade, por exemplo, a Zona Leste, um reduto de corintianos, poderia haver a possibilidade de um confronto. Então, o policiamento foi reforçado naquela região e em alguns outros pontos sensíveis da capital.

Ocorre que ontem a sede da Gaviões da Fiel estava aberta para um ensaio de Carnaval e para a transmissão do jogo e um grupo de torcedores do São Paulo que não era para estar nessa região - porque a torcida Independente já havia informado à polícia os pontos de saída dela, ontem por volta de 10 horas da manhã eu conversei com o presidente da torcida Independente, eles estavam em outros locais de São Paulo -, então esse grupo que não acompanhou as diretrizes da torcida foi até a Barra Funda, nas proximidades da sede dos Gaviões da Fiel, para brigarem.

Foi isso que aconteceu e é isso que a gente está apurando nesse momento.
Cesar Saad, delegado da Polícia Civil

Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte

Toda semana, sempre às 17h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:

Live do Flamengo - segunda-feira (às 17h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 17h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (17h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (17h de Brasília)

Confira os horários das lives do UOL Esporte

8h30 - UOL News Esporte - Eduardo Tironi e o time de colunistas do UOL comentam as principais notícias do dia.
14h - De Primeira - Luiza Oliveira, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.

O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Assista ao De Primeira na íntegra

Esporte

publicidade