PUBLICIDADE
Topo

Entretenimento

Como Marcos Mion deixou humor de lado e se tornou fundamental para autistas

Marcos Mion e o filho Romeo  - Marcos Mion e Romeo (Foto: Reprodução/Instagram)
Marcos Mion e o filho Romeo Imagem: Marcos Mion e Romeo (Foto: Reprodução/Instagram)
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/08/2020 04h00

Marcos Mion sempre teve um lado divertido. Dos tempos de MTV até comandar o reality show "A Fazenda", o apresentador usou o humor como uma de suas marcas registradas.

Mas, nos últimos tempos, Mion —que será convidado desta quinta-feira (13) no "OtaLab" no UOL, a partir das 19h (de Brasília)— tem sido mais do que isso. Ele se tornou personalidade fundamental na luta pelos direitos das pessoas com autismo.

Chegada do 'anjo Romeo'

mion e romeo - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram
Foi quando Romeo nasceu que a vida de Mion mudou completamente. Não só por se tratar do primeiro filho do apresentador, mas também porque o garoto nasceu dentro do espectro autista.

"Muita gente acha que quando isso acontece é o fim. É um desespero, você perde o chão. E quando o Romeo, meu anjo, nasceu foi que eu percebi que a minha vida não era perfeita. E que ela estava prestes a ficar perfeita (...) Fomos escolhidos por Deus para cuidar desses anjos [filhos autistas] aqui na Terra", disse Mion ao relembrar o nascimento do filho no programa "Legendários", em 2017.

Além de Romeo, Mion é pai de Stefano e Donatella.

Aprovação de lei

Se a chegada do filho mudou a vida de Mion, a vida de muitas pessoas mudou depois que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou a Lei Romeo Mion para pessoas com autismo.

A lei que leva o nome do filho de Marcos Mion garante direitos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Entre as determinações, está o oferecimento de uma carteira gratuita que garante prioridade nas áreas de saúde, educação e assistência social.

O apresentador, que fez campanha junto à primeira-dama Michelle Bolsonaro, celebrou a aprovação.

"Esse é um legado decretado e assinado! Pra sempre. É uma emoção MUITO forte conseguir emplacar uma lei que beneficia milhões de pessoas que nunca nem vou conhecer. Tudo motivado pelo amor, pelo respeito e pela empatia!", publicou Mion no Instagram na ocasião da sanção.

. Quanta emoção estou sentindo! Desde ontem me sinto andando em nuvens. Pelos dois motivos que cito no vídeo . É importante destacar que a lei ainda precisa ser assinada pelo Presidente, o que só vai acontecer ano que vem por trâmites necessários. Mas já foi APROVADA . É uma sensação difícil de explicar, me dediquei incansavelmente atuando nos bastidores para a aprovação da lei, somando ao trabalho destemido, de décadas, de todas organizações e movimentos autistas! . Essa não é uma conquista que eu conseguiria sozinho, tem o trabalho de todos ativistas, a emoção de todos pais e mães de autistas, além dos próprios autistas que receberam meu anjo Romeo, eu e nossa família na comunidade com tanto carinho e admiração. . É fundamental também dar todo crédito e reconhecimento a quem entendeu a importância da carteira e colocou tudo em movimento: nossa primeira dama @michellebolsonaro , uma mulher com o coração de ouro, humildade e dedicação ao próximo fora do comum. . A deputada federal @carmenzanotto_deputada que foi quem guiou nossa vontade dentro do Senado e soube articular com maestria para conseguirmos a aprovação ainda este ano! Ao senador #LuizCarlosHeinze que acolheu nossa causa, inclusive de dar o nome da lei em homenagem ao Romeo. A @rejane.dias que é autora da PL e ao @davialcolumbre , presidente do Senado, e em nome dele também a todos senadores e senadoras que votaram e aprovaram o Projeto de Lei e o nome do meu filho para representar tamanha conquista para os autistas! . Ainda não caiu minha ficha...mas eu consigo entender que o Romeo é um agente transformador não apenas da minha vida, mas agora de milhões de pessoas. E assim será pra sempre! Todo autista que tirar sua Carteira Nacional de Identificação, vai tirar a Carteira Romeo Mion. . . Vcs tem noção do quanto isso significa?? Mais uma vez Romeo vai impactar positivamente a vida de milhares de pessoas que ele nem vai conhecer. E já teve gente que olhou pra ele com desprezo, como um incapaz. Ou como ouvi uma vez ?ele veio quebrado?. Ele agora será lembrado pra sempre, dando dignidade, reconhecimento e acesso para todos com TEA. . Obrigado Jesus Cristo. Obrigado.

Uma publicação compartilhada por Marcos Mion (@marcosmion) em

E não parou aí!

Em junho deste ano, Mion tomou outra iniciativa para conscientizar e ajudar na luta da comunidade autista. O apresentador cedeu o seu perfil no Twitter para publicações de vídeos produzidos por pessoas com autismo.

Entretenimento