Topo
Entretenimento

Reality usa confinamento e "sofisticação" para se diferenciar de MasterChef

Os chefs Emmanuel Bassoleil e Felipe Bronze e a jornalista e crítica de gastronomia Ailin Aleixo no reality show "Top Chef", da Record - Antonio Chahestian/Record
Os chefs Emmanuel Bassoleil e Felipe Bronze e a jornalista e crítica de gastronomia Ailin Aleixo no reality show "Top Chef", da Record Imagem: Antonio Chahestian/Record
do UOL

Guilherme Msachado

Do UOL, em São Paulo

25/03/2019 16h48

Quando se fala em reality culinário na TV brasileira hoje, o nome "MasterChef" fatalmente vem à cabeça. Por isso, quando um novo programa do estilo estreia, comparações são invitáveis. Então, o que o "Top Chef", nova atração da Record, tem de diferente? Segundo seus realizadores, muita coisa.

A começar, existe um quê de "BBB" neste reality: os 16 participantes, profissionais de cozinha, são confinados em uma casa luxuosa em São Paulo. O foco é a culinária, mas a dinâmica entre os candidatos também ganha seus holofotes, com direto às famigeradas tretas, amadas pelo público de realities.

Mas, segundo o diretor Rodrigo Carelli, esse não é o único elemento que faz a atração se destacar. "Tem outros diferenciais, como a questão do nível mais sofisticado, o modo como acontece, questões estéticas e de roteiro que são diferentes, além da convivência [dos participantes]. Tem essa coisa humana que inclui também conflito, treta, emoção, um monte de outras situações que enriquecem esse universo".

Apresentador da atração, o chef Felipe Bronze também diz que é a questão do confinamento é um complemento à experiência geral.

"Esses chefes não estão lá pela exposição na casa, para serem famosos. Eles estão disputando um prêmio de cozinha, e acontece que eles estão confinados. O confinamento é um problema. Ninguém está lá na casa pra passar o dia dourando o corpinho na piscina", diz ele.

De fato, fora da questão da casa, é difícil não ver semelhanças com o "MasterChef" - o próprio vídeo de divulgação, que mostra cada participante, lembra muito a abertura do reality da Band. Há até um chef francês: Emmanuel Bassoleil, que divide o júri com a crítica gastronômica Ailin Aleixo. Ele, no entanto, também rechaça comparações com Erick Jacquin.

"Somos amigos, irmãos. Se as pessoas quiserem, existe [semelhança], mas entre nós não vai ter", diz ele ao UOL.

Entretenimento