Palmeiras tenta mostrar, novamente, que Dérbi foi somente um tropeço
Nesta segunda-feira, às 20h, no Pacaembu, contra o Bragantino, o Palmeiras tenta retomar sua trajetória de ascensão depois da frustração de perder para o Corinthians, como ocorreu na rodada passada, no Allianz Parque. Uma superação que já ocorreu mais de uma vez no ano passado, inclusive iniciando uma sequência invicta importante no primeiro semestre.
Uma das inspirações para provar que ser derrotado pelo arquirrival foi só um tropeço veio exatamente depois do jogo mais sentido da temporada, o 1 a 0 contrário no Dérbi que decidiu o Campeonato Paulista, também no Allianz, em 8 de abril. Depois de amargar o polêmico vice-campeonato, indo à Justiça sob acusação de interferência externa na arbitragem, foram oito jogos sem perder, com cinco vitórias e três empates.
Ainda em 2018, depois de levar 2 a 0 do seu principal adversário histórico, em Itaquera, pela primeira fase do Campeonato Paulista, em 24 de fevereiro, em outro clássico com arbitragem polêmica, o Verdão também renasceu. Cinco dias depois, estreou na Libertadores ganhando do Junior Barranquilla, na Colômbia, por 3 a 0, em atuação convincente.
É pensando em provar que o resultado da passada não representa a qualidade e o espírito do atual campeão brasileiro que o time de Luiz Felipe Scolari entrará em campo nesta segunda-feira. Dentro do rodízio de escalações que o técnico promove, é possível que apenas Dudu seja mantido, com alteração em todos os outros, mas, a princípio, mais por preservação física do que por irritação com a atuação no clássico.
O que foi mostrado até agora na recém-iniciada temporada pode fazer o torcedor crer em uma retomada. O Palmeiras somou dez dos 15 pontos que disputou pelo Campeonato Paulista. Mesmo sem encantar, venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 1 a 0, no Allianz Parque, o São Caetano por 2 a 0, fora de casa, e o Oeste por 1 a 0, na Arena Barueri. Antes do Dérbi, só tinha perdido ponto na estreia, ao empatar por 1 a 1, como visitante, diante do Red Bull.
A reviravolta, contudo, não poderá ser iniciada no Allianz Parque. O Verdão receberá o Bragantino no Pacaembu porque o seu estádio ficará à disposição de dois shows do cantor britânico Ed Sheeran nesta semana.