Topo
Entretenimento

Rafael Vannucci rebate críticas e desabafa sobre saúde da mãe, Vanusa

do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/10/2020 16h36Atualizada em 19/10/2020 22h26

Rafael Vannucci deu atualizações sobre o estado de saúda da mãe, a cantora Vanusa, 10 dias depois de sua alta do hospital onde ficou 32 dias internada.

Segundo o produtor musical, a artista de 73 anos está em um estágio muito avançado de uma demência semelhante ao mal de Alzheimer e, apesar da alta, ainda está muito debilitada.

"Muita gente não conhece profundamente o caso da minha mãe. a história, tudo que tá acontecendo, e a doença da minha mãe. Muita gente acha que a Vanusa teve alta do hospital e saiu andando pela porta da frente e poderia ir pra casa dela, ou até mesmo pra minha casa ou pra casa da minha irmã. Isso não é verdade", começou Vannucci em um desabafo em seu Instagram.

"Ela teve alta, graças a Deus, ela ficou estável, foi muito bem tratada no Hospital dos Estivadores, em Santos, mas a doença da minha mãe está em um estágio muito avançado. A minha mãe tem uma doença cognitiva, uma demência, que é algo parecido, popularmente as pessoas conhecem mais a doença de demência chamada Alzheimer, a da minha mãe é um pouco mais forte, mais grave, mas é parecida", detalhou ele.

Vannucci disse ter gravado o vídeo para suas redes sociais como uma forma de rebater as críticas que sofreu depois que vazaram notícias sobre o retorno de Vanusa a uma clínica de repouso na Baixada Santista. Ele assumiu a responsabilidade pela decisão, mas disse ter sido aconselhado por médicos de que a cantora estaria melhor acompanhada de profissionais.

"Só quem tem um parente idoso com Alzheimer sabe os problemas e como é difícil todo o tratamento, todo o cuidado com o idoso. Existem vários estágios da doença demencial, alguns pacientes conseguem ficar em casa, são mais tranquilos, outros nem tanto e precisam ser colocados em uma clínica. A minha mãe saiu do hospital de ambulância, porque ela só permanece deitada, e eu decidi voltar ela pra clínica que ela passou os dois últimos anos", afirmou.

"É uma decisão minha mas claro que eu tomei escutando os conselhos dos médicos que cuidam da minha mãe. Não é simplesmente colocar uma enfermeira de dia e uma de noite que ela seria bem tratada. A minha mãe não se alimenta sozinha mais, a minha mãe está acamada, ela usa fraldas, ela não tem dentes na boca por conta de não ter forças pra fazer um tratamento dentário, a minha mãe não lembra de muitas pessoas, ela lembra de poucas pessoas, lembra de mim, da minha irmã, lembra do enfermeiro, da médica, as pessoas que convivem no dia a dia com ela, e por conta disso a gente decidiu que a clínica, principalmente a que ela já estava, seria o melhor lugar pra ela estar", defendeu o produtor.

Ele ainda contou que teve o apoio da irmã mais velha, Amanda, na decisão de mover Vanusa para a clínica, e que a escolha do local foi inclusive pensada para que a cantora ficasse mais perto da casa da primogênita, que mora em Santos.

Após explicar a situação, Vannucci agradeceu as mensagens de apoio e disse que continuará "lutando" pela mãe.

"A minha mãe está doente há 15 anos, e só quem tem um idoso doente sabe o que é isso, e eu sei o que eu passo, o que a minha família passa. E eu sou forte, e continuo lutando e vou lutar pela minha mãe hoje e sempre", completou.

Entretenimento