Topo
Entretenimento

OPINIÃO

Barney: 'A tecnologia finalmente alcançou a genialidade do Aguinaldo Silva'

do UOL

Do UOL, em São Paulo

03/04/2020 04h00

Na eleição dos melhores da semana do UOL Vê TV #21, Chico Barney e Flávio Ricco escolheram como tema a novela Fina Estampa, que está sendo exibida pela TV Globo durante o período de isolamento devido à pandemia do novo coronavírus.

Barney chama a atenção para o ganho que a novela tem com o aspecto tecnológico em comentário sobra a aparência da personagem Pereirão, interpretada por Lilia Cabral.

"Queria celebrar o avanço tecnológico, que finalmente alcançou a genialidade do Aguinaldo Silva. Em 2011, a gente só ficava sabendo que o Pereirão, a personagem da Lilia Cabral, tinha bigode porque os personagens falavam que ela tinha bigode, our porque a gente lia em resumo e tal, mas não dava pra ver. A gente tinha ou aquelas TVs de plasma horrorosas, ou TV de tubo, eu pelo menos não conseguia enxergar o buço da Pereirão", afirma Barney (disponível no vídeo acima a partir de 34:17).

"Finalmente com as nossas TVs com alta resolução, transmissão HD, a gente consegue ver e entender. É uma construção de personagem muito pouco sutil, mas a tecnologia permitiu que a gente conseguisse ver o que estava na cabeça do Aguinaldo Silva e acima dos lábios de Lilia Cabral", completa o colunista do UOL.

O elogio de Flávio Ricco à novela é pelo aspecto técnico em relação ao período de exibição, entre 2010 e 2011, e que se destaca atualmente na reexibição.

"Eu acho a história leve, divertida, um elenco muito bom, mas o que eu chamo a atenção é a direção, presta atenção, o trabalho de edição é todo diferente. Claro, guardadas às devidas proporções de tempo e espaço, uma época em que a novela foi produzida, grava e o tempo de agora, mas perceba bem o trabalho técnico dessa novela, os cortes, a iluminação nas tomadas, o trabalho de direção do Wolf Maya e equipe", avalia Ricco.

O UOL Vê TV é uma mesa-redonda com os assuntos mais quentes da televisão na semana. É apresentada por Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer, colunistas do UOL, e por Débora Miranda, editora de TV e Famosos. Vai ao ar semanalmente e discute as produções televisivas, com análises e informações de bastidores.

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.

Entretenimento