Topo
Entretenimento

As verificações da semana

16/08/2019 13h47

Rio de Janeiro, 16 Ago 2019 (AFP) - Veja a seguir a seleção das principais verificações da AFP nesta semana:

1 - TSUNAMI DA EDUCAÇÃO

Um vídeo que mostra o centro do Rio de Janeiro lotado foi compartilhado milhares de vezes em redes sociais como se tivesse sido filmado durante uma das manifestações realizadas no último dia 13 de agosto contra o contingenciamento de verbas da educação. No entanto, a gravação foi feita em 15 de maio deste ano, primeiro dia de protestos contra as medidas do governo Bolsonaro para a área e uma das maiores manifestações do tipo até agora.

http://u.afp.com/video13ago

2 - VALIDADE DA CNH

Publicações que afirmam que a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou de cinco para 10 anos, que a pontuação limite para suspensão do documento dobrou e que os exames necessários para sua emissão podem ser feitos com qualquer médico foram compartilhadas mais de 25 mil vezes em redes sociais desde o início de julho. No entanto, essas medidas não estão em vigor. Elas realmente fazem parte de um Projeto de Lei (PL) apresentado pelo Poder Executivo, mas a proposta ainda precisa ser aprovada pelo Congresso.

http://u.afp.com/projetocnh

3 - FAZENDAS MST

Publicações compartilhadas nas redes sociais mais de 19 mil vezes desde 8 de agosto de 2019 afirmam que três fotografias mostram fazendas confiscadas pela Polícia Federal no Paraguai que pertenciam ao líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile. Entretanto, as propriedades não têm qualquer ligação com Stédile e duas delas estão localizadas no Brasil, enquanto uma terceira realmente fica no Paraguai e foi confiscada pelas autoridades deste país.

http://u.afp.com/fazendasMST

4- USO DE AGULHA PARA TRATAR AVC

A alegação de que furar os dedos e a orelha de uma vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) com uma agulha pode salvar a sua vida tem circulado há anos, mais recentemente em uma série de publicações em redes sociais. Algumas das postagens atribuem o conselho à "medicina tradicional chinesa". Contudo, a AFP conversou tanto com profissionais que praticam a medicina ocidental como a chinesa que disseram que a recomendação é infundada e perigosa, uma vez que pode encorajar pessoas a adiarem o tratamento urgente de vítimas de um AVC.

http://u.afp.com/AVCagulha

cb/

Entretenimento