Topo
Entretenimento

As Madonnas brasileiras: como é viver da imagem ou ser comparada à diva pop

Verônica Pires vive de Madonna há mais de 30 anos - Reprodução/Instagram
Verônica Pires vive de Madonna há mais de 30 anos Imagem: Reprodução/Instagram
do UOL

Luiza Souto

Colaboração para Splash, no Rio

26/04/2024 04h00

Quem chegar às terras cariocas no sábado, 4 de maio, pela Rodoviária Novo Rio, entre 9h e 11h, será recepcionado por uma Madonna diferente: a atriz, dançarina e cantora Izlene Cristina, 38, que interpreta a popstar há 10 anos, foi contratada pelo grupo Guanabara para entreter os turistas no mesmo dia em que a diva pop se apresentará em Copacabana.

Ela se junta a tantas outras artistas que tiveram a vida transformada, seja pela semelhança com a norte-americana ou mesmo pela paixão por sua música. E algumas ainda capitalizam com isso!

Madonna fará um único show no Brasil, mas embora tenha se apresentado no país outras cinco vezes, essa será a primeira vez de Izlene a chegar perto da artista. Ela trabalha com shows de dança e dublagem, inclusive de outros famosos como Michael Jackson, Charles Chaplin e Carmen Miranda, mas é o repertório de Madonna que mais pedem, ela conta.

"A Madonna tem sido o meu carro chefe por causa do show, mas as pessoas pedem muito", afirma Izlene, com a agenda lotada de eventos até o dia do show.

Ela foi a primeira mulher que mostrou para o mundo que não nascemos apenas para dar prazer, mas receber, e que quando a mulher quer alguma coisa, ela pode conseguir sem precisar de um homem Izlene

Izlene se apresentará como Madonna durante passagem da artista pelo Rio de Janeiro - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Izlene se apresentará como Madonna durante passagem da artista pelo Rio de Janeiro
Imagem: Reprodução/Instagram

"Eu vivo de Madonna"

Enquanto isso, em São Paulo, Verônica Pires, 49, também estará performando clássicos da loira: ela "vive de Madonna" há 33 anos, e já ganhou o título de cover oficial da cantora.

Verônica tinha 16 anos quando assistiu pela primeira vez ao filme "Na Cama com Madonna". Ela diz que a força que enxergou na artista mexeu tanto com ela que decretou: "Se um dia for um artista, eu quero ser como a Madonna". E acabou que ela virou sua cover.

Nascida na Mooca, zona leste de São Paulo, começou por brincadeira a imitar a artista. Nas palavras dela, fazia um showzinho aqui e outro ali, "ganhava um dinheirinho". Até conhecer o marido e seu empresário, em 1998, e juntos montarem um show profissional.

Era contratada mesmo e viajava todo fim de semana com o show. Digo que o meu trabalho, a minha profissão é ser cover da Madonna. Vivo disso. Verônica

A coisa ficou tão séria que a artista foi contratada pela Warner e, entre os anos de 2000 e 2002, se apresentava em festas da gravadora para lançamentos de produtos e videoclipes. "Tudo que a Madonna lançava, eles me chamavam e me deram o título de divulgadora oficial da Madonna no Brasil."

Apesar disso, Verônica nunca chegou perto da artista. Nas outras passagens da loira pelo Brasil, ela estava longe, sendo justamente a Madonna. Nessa visita não será diferente. "Acabei pegando um evento para fazer no mesmo dia, no interior de São Paulo", lamenta.

Verônica Pires vive de Madonna há mais de 30 anos - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Verônica Pires vive de Madonna há mais de 30 anos
Imagem: Reprodução/Instagram

A Madonna brasileira

No início dos anos 90, a atriz e terapeuta Regina Restelli, 63, recebeu a alcunha de Madonna Brasileira, tamanha semelhança com a diva pop. Naquele tempo, ela usava um visual parecido ao da cantora para interpretar a bailarina de boate Rosa Aimée na novela "Barriga de Aluguel" (Globo) e ainda ganhou um espetáculo, "Perfume de Madonna", em que sua personagem Zildete cantava de música caipira aos clássicos da rainha do pop.

Fã de música clássica, Regina conta que começou a acompanhar os passos de Madonna pela comentada semelhança física com a cantora. Foi durante a turnê "Blonde Ambition" que a música da loira recebeu atenção maior da brasileira e tudo foi se encaixando.

"[Madonna] começou a ressoar em mim ao mesmo tempo em que as pessoas iam comparando e as oportunidades acontecendo. E aí tudo foi rolando meio em sincronia", explica Regina, para em seguida atentar que não se sentia comparada à artista.

Eu tinha uma carreira de atriz consolidada. Era muito parecida mesmo. Mas nunca me senti comparada. Regina

Formada em psicologia, Regina atuou pela última vez em "Malhação", em 2019, e há alguns anos trabalha com meditação. E não deve ir ao show: "Só se for convidada VIP, porque não tenho condição física energética para passar por isso"— mas está animada com a volta da cantora ao Brasil.

Regina Restelli na peça "Perfume de Madonna" - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Regina Restelli na peça "Perfume de Madonna"
Imagem: Reprodução/Instagram

O show

O show de Madonna no Rio será o maior da carreira da artista. O palco, que já foi montado na frente do Copacabana Palace, tem o dobro daquele que Madonna usa em sua turnê comemorativa de 40 anos de carreira. A apresentação está marcada para as 21h45.

O DJ Diplo foi convidado para abrir o show de Madonna em Copacabana no dia 4 de maio. Ele se apresenta às 20h.

The Celebration Tour - Madonna na Praia de Copacabana
Data: 4 de maio, sábado, às 21h45
Local: Praia de Copacabana

Entretenimento