Topo

8 lições para ser uma mulher empoderada

iStock/Getty Images
Imagem: iStock/Getty Images

Juliana Noronha

da ESPM, em São Paulo

23/05/2017 12h41

Empoderamento feminino é o ato de permitir participação social das mulheres, fazendo com que tenham entendimento sobre seus direitos perante a sociedade.

A antropóloga Isabela Venturoza, uma das líderes do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde (ONG que realiza trabalho com foco na atenção primária à saúde das mulheres, a partir de uma perspectiva feminista e humanizada), dá 8 dicas para que as mulheres tenham consciência sobre empoderamento.

  • iStock

    Acredite em você mesma

    Nunca desista de você. Você também é capaz. Não permita que outras pessoas te maltratem. Não aceite menos do que respeito e empatia.

  • iStock/Getty Images

    Conheça seus direitos

    Para exigir seus direitos, é preciso conhecê-los. No Brasil, há uma legislação específica para crimes de violência contra a mulher. Para saber mais, acesse: http://www.spm.gov.br/

  • iStock/Getty Images

    Reconheça o valor de outras mulheres

    Atue como um espelho na vida de outras mulheres. Às vezes, elas não reconhecem o valor que têm. Por isso, tente reforçá-los.

  • iStock/Getty Images

    Não julgue outras mulheres

    Não critique outras mulheres pela roupa, corpo ou comportamento. Reflita sobre suas atitudes e seus conceitos, para não disseminar pensamentos machistas.

  • iStock/Getty Images

    Informe-se sobre o feminismo

    Pesquise e indique a outras mulheres livros, músicas, movimentos e reuniões que ajudem a entender um pouco mais sobre o seu poder e seus direitos.

  • iStock/Getty Images

    Não permita que outras mulheres sejam coagidas

    Não deixe que pessoas aproveitem suas posições de autoridade para maltratar mulheres no espaço privado ou público. Sejam maridos, irmãos, chefes ou qualquer outra pessoa.

  • iStock/Getty Images

    Auxilie outras mulheres

    Caso você presencie alguma situação de abuso referente às mulheres, preste apoio. Ajude-a no que for preciso, não a deixe silenciar.

  • iStock/Getty Images

    Dialogue sobre empoderamento

    Converse com diferentes mulheres sobre o assunto. Dessa forma, você entenderá mais sobre as dificuldades, além de compartilhar mais informações.

    Cinco livros que falam sobre empoderamento:
    "Eu sou Malala", de Malala Yousfzai
    "Estrelas além do tempo", de Margot Lee Shetterly
    "A menina do Vale", de Bel Pesce
    "Dicionário Mulheres do Brasil", de Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil
    "Mulheres Públicas", de Michelle Perrot


    *Este conteúdo foi produzido e editado por alunos da agência de jornalismo da ESPM-SP, sob a orientação da professora Heidy Vargas

Mais UniBOL