Leclerc faz ótima largada, lidera dobradinha da Ferrari e vence GP dos EUA
Após ganhar três posições na largada, o monegasco Charles Leclerc venceu o Grande Prêmio dos Estados Unidos, seguido pelo seu companheiro de equipe, o espanhol Carlos Sainz.
O que aconteceu
Max Verstappen, da Red Bull, que largou na segunda posição, completou o pódio, com o terceiro lugar. Ele foi beneficiado por uma punição a Lando Norris na última volta. O britânico da McLaren foi o terceiro a passar pela linha de chegada, mas foi penalizado em cinco segundos por sair do limite da pista na ultrapassagem sobre o holandês.
Esta foi a terceira vitória de Charles Leclerc na temporada. Foi o oitavo triunfo do monegasco na F1.
Max Verstappen abriu vantagem no Mundial de Pilotos. Ele chegou a 354 pontos, enquanto Lando Norris, segundo colocado, agora tem 297.
A Fórmula 1 volta no próximo domingo (27). A próxima corrida é o GP do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, às 17h (de Brasília).
Como foi a corrida
Largando da quarta posição, Charles Leclerc aproveitou o duelo entre Lando Norris e Verstappen, na primeira fila, para assumir a liderança. Quem levou a pior foi o piloto da McLaren, que despencou da ponta para o quarto lugar. Verstappen e Carlos Sainz mantiveram a segunda e terceira posições, respectivamente.
A corrida acabou para Lewis Hamilton na terceira volta. O heptacampeão mundial, que já não tinha ido bem na classificação, rodou, saiu da pista, invadiu a brita e não conseguiu voltar. O safety car entrou em ação por quatro voltas até a retirada do carro da Mercedes.
Charles Leclerc imprimiu um ritmo forte com a Ferrari e abriu uma boa vantagem sobre Verstappen ainda no início da prova. Na 17ª volta, a diferença entre os dois primeiros chegou aos sete segundos.
Após as paradas, Carlos Sainz tomou a posição de Max Verstappen. Essa foi a única mudança nos primeiros cinco lugares.
Nas últimas dez voltas, Lando Norris pressionou Max Verstappen em busca do terceiro lugar, e conseguiu a ultrapassagem. Mais rápido, ele defendeu bem a posição e depois teve tranquilidade para cruzar a linha de chegada em terceiro.
Lando Norris perdeu o pódio por conta de uma punição. Os comissários consideraram que o piloto da McLaren levou vantagem ao correr pela parte de fora da pista na ultrapassagem sobre Verstappen e tiraram 5 segundos de seu tempo total, o que garantiu o pódio ao líder do Mundial.
Classificação do Mundial
Com a vitória, Charles Leclerc chegou a 275 pontos, diminuindo para 22 pontos a distância para Lando Norris, segundo colocado com 297. Max Verstappen (354) abriu vantagem na ponta
Oscar Piastri, da McLaren, é o quarto colocado, com 247 pontos, seguido por Carlos Sainz, da Ferrari, que agora soma 208.
Veja a classificação do GP dos EUA
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Carlos Sainz (Ferrari) - +8s562
- Max Verstappen (Red Bull) - +19s412
- Lando Norris (McLaren) - +20s354
- Oscar Piastri (McLaren) - +21s921
- George Russell (Mercedes) - +56s295
- Sergio Pérez (Red Bull) - +59s072
- Nico Hulkenberg (Haas) - +1min02s957
- Liam Lawson (Racing Bulls) - +1min10s563
- Franco Colapinto (Williams) - +1min11s979
- Kevin Magnussen (Haas) - +1min19s782
- Pierre Gasly (Alpine) - +1min30s558
- Fernando Alonso (Aston Martin) - +1 volta
- Yuki Tsunoda (Racing Bulls) - +1 volta
- Lance Stroll (Aston Martin) - +1 volta
- Alexander Albon (Williams) - +1 volta
- Valtteri Bottas (Sauber) - +1 volta
- Esteban Ocon (Alpine) - +1 volta (volta mais rápida)
- Guanyu Zhou (Sauber) - +1 volta
- Lewis Hamilton (Mercedes) - não completou