Topo
Entretenimento

Passkeys: método de login apoiado pelo Google e Apple substituirá senhas

do UOL

Vitória Azevedo

Colaboração para Tilt, no Rio de Janeiro

04/05/2023 12h22

O uso das chamadas passkeys (chaves de acesso) no lugar do tradicional login para usar sistemas está mais próximo do que nunca, segundo Jeff Shiner, CEO da 1Password, gerenciador de códigos de segurança. Ele liderou o painel "Adeus, senhas!" durante a conferência internacional Web Summit, um dos maiores eventos de inovação do mundo, realizado nesta semana no Rio de Janeiro.

Com as passkeys (impressões digitais e reconhecimento facial são exemplos), a pessoa não precisa inserir suas credenciais para acessar suas contas. Assim, a senha é substituída por outro método de autenticação.

De acordo com Shiner, o avanço de sistemas de inteligência artificial vão gerar novas ameaças e exigirão que as pessoas tomem mais cuidados, e que isso envolve ter senhas mais seguras e protegidas.

Jeff Shiner, CEO da 1Password, durante o Web Summit Rio - Piaras Ó Mídheach/Web Summit Rio via Sportsfile - Piaras Ó Mídheach/Web Summit Rio via Sportsfile
Jeff Shiner, CEO da 1Password, durante o Web Summit Rio
Imagem: Piaras Ó Mídheach/Web Summit Rio via Sportsfile

O Google está de olho nisso. A empresa anunciou ontem (3) a liberação desse método de login que dispensa o preenchimento de senhas. Para garantir a segurança, a companhia permitirá escolher um único celular para funcionar como um token de segurança. Caso o usuário tenha mais de um aparelho, precisará escolher o seu principal para funcionar como chave de acesso.

Apple e Microsoft também terão soluções semelhantes, pois fazem parte do mesmo consórcio que quer acabar com as múltiplas senhas. A 1Password, de Shiner, também utiliza a tecnologia em seu app.

"Eu costumava brincar que as passkeys só ganhariam força quando uma grande empresa como o Google ou o YouTube permitisse o uso para login em suas contas. Curiosamente, Google anunciou que os usuários poderão utilizar a ferramenta de segurança. Foi uma surpresa incrível para mim", afirmou o executivo.

Ele ressaltou ainda que programas criptografados (com camada extra de segurança) e passkeys evitam, também, o tipo de ataque virtual chamado phishing, do inglês fishing (pescaria).

A ação fraudulenta é caracterizada por tentativas de adquirir ilicitamente os dados pessoais de usuários, como senhas, dados financeiros, dados bancários, números de cartões de crédito, entre outros. E tudo sem que a vítima perceba.

"Phishing é um grande problema. Nós contratamos pesquisadores para estudar sobre, e dois terços dos usuários entrevistados afirmaram que receberam, ao longo do último ano, ao menos um email ou mensagem falsa. A minha opinião é que a outra parte só não percebeu que recebeu", disse o executivo.

Com mais pessoas usando passkeys, segundo Shiner, os invasores não vão conseguir acessar as credenciais dos usuários, que estarão protegidas com uma senha mestra e criptografias.

Web Summit Rio 2023

@tilt_uol Já ouviu falar no Web Summit? É o maior evento de inovação do mundo! O encontro reúne gente das big techs, das small techs, e um monte de startupeiros. São 974 startups exibindo seus produtos e ideias geniais. Vem saber mais aqui! Patrocínio: @bancobv #TechTok #TikTokNotícias #WebSummit #RioDeJaneiro #Startups #BigTechs #SmallTechs ? som original - Tilt UOL

A 13ª edição do Web Summit começou na segunda-feira (1º) e vai até esta quinta-feira (4), no centro de convenções Riocentro, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Com caráter internacional, o objetivo é promover discussões sobre novas tecnologias e internet, conectando palestrantes, startups, multinacionais, investidores e entusiastas do assunto.

Os palestrantes têm se dividido em 14 palcos, abordando temas como transportes, finanças, negócios esportivos, criptomoedas, ciência de dados, design e empreendedorismo. Os organizadores esperam mais de 20 mil participantes.

Entre as principais atrações, estão palestrantes como Ayo Tometi, cofundadora do movimento da causa negra Black Lives Matters, e o fundador e chefe-executivo do Nubank, David Vélez.

Também merece destaque a presença de nomes como Catherine Powell, chefe global de hospedagem do Airbnb, e Chelsea Manning, ex-militar americana que ganhou notoriedade ao vazar documentos secretos para o WikiLeaks.

Já entre os brasileiros mais conhecidos, a conferência destaca Konrad Dantas, fundador da produtora KondZilla, Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza, e a ativista indígena pela Amazônia Txai Suruí.

O UOL também marca presença no evento, com Murilo Garavello, diretor de conteúdo, Helton Simões Gomes, editor de Tilt, e Chico Barney, colunista de Splash, confirmados entre os painelistas. Veja a lista completa de palestrantes clicando aqui.

A expectativa é que o Rio de Janeiro receba o evento anualmente, como um encontro a mais do tradicional realizado em Lisboa. Já há um acerto para que a conferência ocorra na capital portuguesa pelo menos até 2028.

Entretenimento