Topo
Entretenimento

Smartwatch para praticar esporte: Tilt testou 8 e este foi o grande campeão

do UOL

13/11/2022 04h00

Se você planeja colocar em prática o "projeto verão" ou simplesmente decidiu sair do sedentarismo, talvez esteja pensando em aproveitar a Black Friday para comprar um smartwatch.

Os recursos para a prática de exercícios são um dos principais chamarizes desse tipo de gadget. Em alguns modelos, inclusive, esse é seu principal argumento de venda. Mas qual deles merece uma medalha de ouro?

Foi o que Tilt descobriu na quinta edição do Tilt Lab Day. O evento ocorreu na última sexta (11) e focou justamente nos relógios inteligentes. Durante várias semanas, um corpo de jurados formado por Tilt e convidados especializados avaliaram oito modelos em várias categorias, incluindo a de Melhor Smartwatch para Esportes.

Entraram na disputa os Apple Watch SE e Series 8; os Samsung Galaxy Watch 5 e Galaxy Watch 5 Pro; os Huawei GT 3 e GT Runner; e os Xiaomi S1 Active e Mi Watch.

Mas, na hora de considerar a quantidade de modalidades que o relógio consegue acompanhar, a rapidez de conexão e precisão do GPS, o conforto durante a prática, a resistência à água e outros critérios, não deu outra: o Apple Watch Series 8 venceu, com uma média final de 9,47 pontos.

Confira no vídeo acima o anúncio da vitória durante a live. E, mais abaixo, os critérios da avaliação.

Parceiro ideal de treino

Tilt Lab Day: médico e triatleta amador Paulo Puccinelli testa Apple Watch Series 8 na piscina - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Puccinelli testa o Apple Watch Series 8 na piscina
Imagem: Mariana Pekin/UOL

O primeiro ponto que chama a atenção no Series 8 é a quantidade de modalidades esportivas. Na tela de seleção, o número acaba sendo similar ao dos concorrentes, mas há dezenas de outras em um menu mais "escondido". É quase certo que você encontrará sua modalidade preferida.

"Me chamou a atenção a facilidade de conexão com o iPhone. E a resistência à água dá uma segurança a mais para atividades ao ar livre", comentou Bruna Souza Cruz, editora de Tilt e uma das juradas da premiação.

Já outro avaliador, o produtor Rodrigo Lara, elogiou o GPS e a usabilidade. "Os menus são simples e, por ser totalmente integrado ao iPhone, é possível configurar notificações de forma que o relógio te incentive a sair do sedentarismo. É uma gamificação da atividade esportiva", disse.

O médico do esporte Paulo Puccinelli, convidado especial do júri, usou o relógio em suas atividades de atleta amador e gostou da compatibilidade. "Ele se integra com os aplicativos de esportes mais populares, o que é interessante para quem busca aprimorar a performance".

Se você pratica modalidades de longa duração, porém, a bateria pode ser um fator preocupante. Ela foi considerada a mais fraca entre todos os modelos avaliados no Lab Day. E, claro, ele também não é recomendado se o seu celular não for iPhone - o único com quem ele se conecta.

Azarões que merecem o pódio

Médico do esporte e triatleta Gabriel Ganme, jurado do Tilt Lab Day, com o smartwatch Huawei GT Runner - Monica Pekin/UOL - Monica Pekin/UOL
O médico Gabriel Ganme, também jurado do Tilt Lab Day, testa o Huawei GT Runner
Imagem: Monica Pekin/UOL

O curioso é que, isoladamente, a nota do Apple Watch Series 8 no critério Esportes não foi a mais alta de todos. O Xiaomi S1 Active e Huawei GT Runner o superaram nesse quesito por pouco mais de 0,1 ponto. (A vitória foi garantida pelo conjunto da obra, já que o relógio da Apple recebeu notas bem altas em quesitos como Sistema, Usabilidade, Saúde e Funcionalidades.)

Isso é uma boa notícia para quem não planeja desembolsar mais de R$ 5 mil no Series 8 (outro ponto frequente de críticas dos jurados). Há excelentes alternativas no mercado, com valores mais acessíveis.

O próprio Series 8 tem uma versão "mais simples", o Apple Watch SE, que ainda foi potente o suficiente para se segurar na segunda posição. Porém, vale lembrar que ele mantém os mesmos defeitos do colega de linha e ainda conta com menos funções de saúde.

Os modelos da Huawei se destacaram com uma ótima variedade de modalidades. O GT Runner brilhou para quem corre, conectando-se rapidamente a um GPS bem preciso e aplicando algoritmos específicos para quem curte esse tipo de exercício. Sua bateria, assim como a do GT 3, foi muito elogiada.

O Samsung Galaxy Watch 5 Pro também permite criar rotas para corrida. Tanto ele quanto o Galaxy Watch 5 são completos na quantidade de modalidades esportivas e têm uma excelente integração com celulares Android - com funções adicionais se o aparelho for Samsung.

Por fim, os modelos da Xiaomi também oferecem um bom número de atividades pré-definidas, bateria com boa duração, mas os avaliadores tiveram mais dificuldades para se conectar com o GPS em atividades ao ar livre.

Como foi a avaliação

Os membros do júri foram:

  • A equipe de TIlt (o editor Marcel Nadale, a editora assistente Bruna Souza Cruz, e os redatores Guilherme Tagiarolli, Gabriel Daros e Marcella Duarte)
  • O produtor especializado em tecnologia Rodrigo Lara
  • Os jutados especiais Paulo Puccinelli e Gabriel Ganme, ambos médicos do esporte e atletas amadores

Cada aparelho foi avaliado durante duas semanas por três pessoas, que deram nota de 0 a 10 em seis quesitos:

  • Design e estilo
  • Sistema
  • Usabilidade
  • Saúde
  • Esporte
  • Funcionalidades

Para definir o vencedor da categoria Esportes, foi feita a média a partir de todas as seis notas, com peso 2 para a pontuação no quesito Esportes.

Confira abaixo a pontuação final de todos os modelos nesta categoria:

  1. Apple Watch 8 - 9,54
  2. Apple Watch SE - 8,82
  3. Huawei GT 3 - 8,66
  4. Huawei GT Runner - 8,61
  5. Xiaomi S1 Active - 8,51
  6. Samsung Galaxy Watch 5 Pro - 8,47
  7. Xiaomi Mi Watch - 8,21
  8. Samsung Galaxy Watch 5 - 7,99

A gente escolhe cada produto criteriosamente, de forma independente, e checa os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelo nosso link, ganhamos uma comissão, mas você não paga a mais por isso.

Entretenimento