Topo
Entretenimento

Lossless, impedância, ANC, extra bass: o glossário dos fones de ouvido

do UOL

11/08/2022 04h00

Na hora de escolher um fone de ouvido, muita gente foca só no preço. Olhar a ficha técnica pode mesmo ser frustrante: há vários termos específicos que parecem indecifráveis.

Na verdade, a explicação deles é bem simples. Confira abaixo o glossário de Tilt para poder escolher o produto com a qualidade de áudio e o custo-benefício ideais para você.

Fones de ouvido também foram o tema do mais recente Tilt Lab Day, que elegeu os melhores modelos em quatro categorias. Confira a lista dos vencedores e assista à premiação no vídeo no topo desta página.

Lossless

Na tradução livre, o termo significa "sem perda". Esse recurso ajuda a preservar o arquivo digital original de uma música com sua qualidade integral.

Normalmente, esse arquivo sofre uma compactação para ficar mais leve e poder ser reproduzido via streaming. Só que esse processo extrai dados e afeta a qualidade do áudio.

Gigahertz e bluetooth

Hertz é a unidade de medida para ciclos repetitivos - como as ondas da frequência utilizada pela conexão bluetooth. Gigahertz (GHz) equivale a 1 bilhão de hertz.

Os fones de ouvido via bluetooth funcionam em uma frequência de 2.4 gigahertz (GHz), mas nem toda conexão é igual.
Há no mercado modelos com bluetooth 4.1, 4.2 e, a mais recente, 5.0.

As versões 4.1 e 4.2 são mais antigas e limitadas em distância. A 4.2 consome menos energia do que a 4.1.

O bluetooth 5.0 é mais veloz e oferece alcance superior. Além disso, ele sofre menos intererência de outros aparelhos que usam a mesma conexão.

Impedância

Também é importante para preservar a qualidade do som.

Nos headphones, a carga elétrica que circula por eles pode interferir no áudio, gerando alguns barulhos. A impedância é uma espécie de barreira que segura esse ruído. Ela é medida em ohms: quanto maior, melhor.

Se você, por acaso, já usou um headphone com chiado, provavelmente a impedância era baixa.

ANC

É a sigla em inglês para "cancelamento ativo de ruído". Fones que têm essa função conseguem inibir os sons externos para deixar o áudio ainda mais limpo no seu fone de ouvido.

Portanto, essa tecnologia é ideal para quem pretende usá-los em ambientes barulhentos, como academia, escritório ou transporte público.

Esse cancelamento é "ativo" porque um software gera um sistema de ondas sonoras internas para "combater" as externas.

Extra bass

Se o fone que você está de olho promete "extra bass", pode ter certeza que você vai sentir mais força e qualidade nos sons graves.

Essa tecnologia realça esse tipo de som (em oposto aos sons agudos), independentemente do tamanho do alto falante. Isto é, você pode ter no ouvido a mesma qualidade de graves de grandes estruturas de som que vemos em um show, por exemplo.

Essa função acaba sendo uma ótima aliada para quem curte músicas eletrônicas e rock.

Entretenimento